Desafio dos 28 dias n’A pitada do Pai

Em que consiste? Basicamente são 28 dias sem açúcar, sem farinhas e cereais refinados e sem adoçantes artificiais. Este tipo de alimentos estão por norma presentes na nossa alimentação e quando os retiramos os resultados são surpreendentes. Muito provavelmente perderá peso e volume, irá sentir-se melhor e com mais energia… Estes 28 dias poderão mudar verdadeiramente a forma como vê a alimentação e a forma como come!

Ideia e informações baseadas no desafio original da Dra. Andreia Revez eCentro Pré e Pós Parto

Quando? De 09/01 a 06/02

A quem se destina? Tivemos conhecimento deste desafio quando a mamã da Pitada fez a recuperação do pós-parto, no Centro Pré e Pós Parto, seguida pela nutricionista Andreia Revez. Este desafio, basicamente consiste na criação de bons hábitos alimentar, por isso destina-se a todos, incluindo grávidas e mamãs no pós parto (onde os resultados serão ainda mais evidentes).

Não se esqueça que se comer bem, os seus filhos irão comer bem! O contrário infelizmente também se aplica…

Objetivo? O principal objetivo é sobretudo mudar a forma como vê a alimentação e criar bons hábitos alimentares. Aliando a isso um bem-estar, sentir mais energia, perder algum peso e volume. Caso queira maximizar algum destes objetivos, como associar algum exercício físico ou perder peso, recomendamos aconselhamento personalizado de treinadores ou nutricionista

O que não se pode comer?

  •  Farinhas e cereais refinados (por exemplo: pão branco, barras de cereias, arroz branco, piza, bolos). Pode comer massa ou arroz integral por exemplo.
  • Açúcares ou açucares adicionados (por exemplo: mel, stévia, agave, sacarose, açucar mascavado, etc)

(fonte: Centro Pré e Pós Parto)

Por isso toca a ler os rótulos e a ver as letras pequeninas das embalagens. Por exemplo sabia que … o fiambre leva “açúcar”?

Uma das vossas principais questões será o pão… Bom, o pão branco ou de mistura é feito a partir de farinhas refinadas de trigo… até mesmo no pão integral uma grande parte da sua composição é farinha de trigo apenas. Hoje em dia já é possível encontrar pão de quase tudo, sementes, alfarroba, etc, o “único problema” é que a composição do mesmo pouco tem.

Sugestão: pode e deve fazer a nossa receita pão de banana e outras que iremos colocar. Outra solução possível será o pão alemão ou o pão 100% centeio.

O que se todo comer? Tudo o resto, incluindo carne e peixe. Vamos sobretudo apostar em alimentos como ovos, abacate, queijo quark, frutos secos e manteigas de frutos secos, mas sobretudo vamos cozinhar… E como já provámos, vai ver que é possível comer bem e de forma saudável!

Participação? A vossa participação e partilha das vossas refeições é fundamental. Criámos este evento na nossa página de Facebook, basta adirem e irem partilhando as vossas fotos. A pitada do Pai vai continuar a partilhar receitas destinadas ao desafio. No inicio de todas as semanas, vamos partilhar convosco algumas sugestões para durante a semana…Contamos com a vossa participação e criatividade.

PS: Pedimos que partilhem os vossos pratos #desafiodapitada, #dia1, #dia2, etc 🙂

3 comentários

  1. Adorei o desafio, já faço algumas dessas restrições há algum tempo e os resultados tem sido surpreendentes.

  2. Ines Barbosa

    Realmente as alternativas são bastante apelativas… mesmo que não consiga fazer o desafio vou “roubar” algumas receitas 😉

Deixar uma resposta