10 ideias para entreter os miúdos durante a quarentena

10 ideias para entreter os miúdos durante a quarentena

Estar com os miúdos em casa é fantástico, mas pode também ser desafiador. Estamos todos com as nossas rotinas suspensas, sem saber quando as vamos retomar. Se para nós não é fácil, quanto mais para os miúdos. Como não quero enloquecer, nem que vocês fiquem com os cabelos em pé nos próximos tempos, deixo-vos estas 10 ideias para entreter os miúdos durante a quarentena!

Além de todas as brincadeiras tradicionais que já conhecemos, também é importante que eles desenvolvam outras capacidades motoras, cognitivas e explorem novas texturas e experiências.

Por isso, acho tão importante explorarmos novas brincadeiras, que por serem novidade, vão deixá-los bem entretidos.

10 ideias para entreter os miúdos durante a quarentena

1.Desenhar umas mãos em papelão com o fim de deixar os miúdos pintarem as unhas com verniz. Treina a atenção e a coordenação fina.

2. Num alguidar, colocar pequenos brinquedos, tapar com espuma da barba e deixá-los descobrir os brinquedos. Podem também juntar um pouco de corante alimentar e quando eles mexerem na espuma, vai ganhar cor!

3. Imprimir o desenho de uma boca com os dentes visíveis. Plastificar ou colocar dentro de uma mica. Pintar por cima dos dentes com uma caneca, como estivessem sujos. Agora são eles que vão ter de limpar com uma escova que já não esteja a uso. Cuidado para não a colocarem na boca. Com um paninho húmido podem acabar de limpar toda a tinta e voltar a pintar!

Boca e dentes

Todos os miúdos gostam de animais

4. Colocar fita de papel no chão. Em linha reta, em ziguezague ou em quadrado, por exemplo. A brincadeira é colocar os animais em fila, respeitando as linhas que estão no chão.

5. Encher um alguidar com água (se tiverem em casa juntem um pouco de corante alimentar), coloquem vários animais no fundo e com um peneira larga, peçam para eles salvarem os animais. Uma espécie de pesca!

6. Fazer um teia de fita cola numa porta. De cima a baixo, em cruz, com a parte da cola virada para o local onde vão estar. Depois, fazer uma bola de papel, envolvê-la em fita (como se fazia antigamente) e a brincadeira é atirar a bola para que fique presa na fita cola da porta!

7. Num saco de congelação ou outro transparente, colocar várias cores de guache ou tinta e fechar bem com fita cola. Entretanto, prender também com fita numa mesa ou numa janela. Com as mãos, ou um pincel, eles vão misturanto as cores dentro do saco. Pintura sem sujar! O que todos os pais querem!

Leve-os para a cozinha

8. Levem-nos para a cozinha e deixem-nos descascar ovos cozidos. Não se esqueçam de deixar arrefecer primeiro! Vão mantê-los entretidos por algum tempo!

9. Usar os escorredores de massa, que têm vários buracos e deixá-los colocar fios de esparguete cru.

10. Explicar na prática a importância de lavar as mãos. Num prato com água e pimenta moída, peça para eles colocarem o dedo. O dedo vai ficar sujo com pimenta (que são os bichinhos que fazem mal à barriga, neste caso, se já tiverem idade para perceber, pode mesmo dizer que é o coronavírus). Em seguida, coloque um pouco de detergente da loiça na ponta do dedo e peça para tocarem na água, novamente. A pimenta moída vai afasta-se do dedo para a borda do prato. E assim se prova como a lavagem das mãos é tão importante!

Sem dúvida que fazer umas bolachas é aquele programa que todos gostam!

VEJA AQUI AS EMENTAS ECONÓMICAS PARA A QUARENTENA

As nossas sugestões preferidas

Até os mais pequenos gostam de pintar e comer lápis de cea
Fazer ovos da páscoa com papel e a película de alumínio
Aproveitar materiais que iam para o lixo (caixa de ovos) decorar e criar um jogo com massas. Ensinar matemática
Sem Comentários

Deixar uma resposta