Queres receber o ebook GRÁTIS Petiscos e Cocktails para o Verão? ➜ CLICA AQUI

Alimentação infantil: comida para todos

Ser pai e mãe é maravilhoso, mas também muito desafiante — especialmente no que toca à alimentação infantil. Os bebés passam por várias fases que exigem adaptação, tanto deles como nossa. E a alimentação é uma das maiores preocupações dos pais. Por isso, e depois de dois filhos e alguma experiência, partilho este manual alimentação infantil: comida para todos! Espero que seja útil e que ajude a tornar mais fácil a introdução alimentar.

Durante o primeiro ano de vida, além das cólicas (quando existem) e dos padrões de sono, a comida é uma das nossas maiores dúvidas. Sobretudo por volta dos 9 a 10 meses, quando os bebés mostram cada vez mais interesse pela comida dos adultos.

ebook receitas bebés

Porquê fazer comida para todos?

Esta é uma excelente fase para começar a preparar refeições comuns para todos lá em casa. Cozinhar uma só vez — e adaptar — poupa tempo, dinheiro e birras à mesa.

Contudo, há cuidados importantes a ter com a alimentação infantil, especialmente nesta fase.

Por exemplo, o tamanho dos pedaços deve ser sempre adequado à idade. A carne, o peixe e os legumes devem ser bem cozinhados, macios e cortados em segurança, para evitar engasgamentos.

Além disso, deve evitar o uso de sal ou condimentos fortes. Pode temperar o prato dos adultos no fim, mas ao cozinhar opte por ervas aromáticas ou especiarias suaves. Até aos 12 meses, a comida dos bebés não deve conter sal.

Outro ponto essencial na alimentação infantil são as gorduras: escolha sempre opções saudáveis, como o azeite. Evite fritos ou óleos saturados. A gordura boa é essencial para o desenvolvimento do cérebro.

Finalmente, evite cozinhar com bebidas alcoólicas, como vinho branco ou cerveja, mesmo que o álcool evapore. E também não use leite de vaca, que ainda não foi introduzido nesta idade. Molhos como bechamel, por exemplo, devem ser evitados.

Alimentação infantil: como escolher os melhores ingredientes

Outro aspeto fundamental na alimentação infantil é a qualidade dos ingredientes. Sempre que possível, opte por alimentos frescos e, se conseguir, biológicos.

Hoje em dia, é cada vez mais fácil encontrar legumes e frutas de qualidade nos supermercados. Evite os alimentos processados, embalados ou com aditivos e conservantes. Quanto mais natural, melhor.

Assim sendo, deixo-lhe 3 receitas simples, nutritivas e adaptáveis a toda a família:

Jardineira de vitela

jardineira de vitela
Pode esmagar os pedaços maiores ou desfiar a carne para adaptar ao bebé.

“Empadão” de vitela e couve flor

Um prato reconfortante e versátil. Basta triturar a couve-flor e omitir o queijo para os mais pequenos.

Palitos de frango

Livro A Pitada do Pai - Choco Frito
O formato ideal para eles explorarem com as mãos e ganharem autonomia à mesa.

Como vê, é possível simplificar a alimentação infantil sem perder sabor nem qualidade. Com alguns cuidados simples, é possível cozinhar para todos e adaptar os pratos às necessidades dos mais pequenos.

Se procura mais sugestões práticas e ideias adaptadas às várias fases da introdução alimentar, veja os nossos artigos e receitas aqui no site, e não perca pitada!

Siga-nos nas redes sociais para descobrir receitas práticas, dicas e muitas pitadas de inspiração!

novo ebook

SOBREMESAS FIT

COM MENOS DE 150KCAL