De acordo com as indicações da nossa pediatra, a partir dos 8 meses devemos começar a aumentar a consistência da sopa. Assim, nesta receita de jardineira de vitela optámos por triturar bem a xixa, e deixar alguma consistência nos legumes, apesar de terem ficado ligeiramente triturados. Dar ao seu baby uma alimentação rica e equilibrada é um enorme passo para a sua felicidade, mas sobretudo para a sua saúde.
Nesta jardineira para bebés (e adultos) juntámos aos legumes coloridos e biológicos, cheios de vitaminas e antioxidantes, da Biofrade. Vitela de pasto e bolota isenta de antibióticos Solar da Giesteira, garantindo assim o aporte necessário de ferro e os restantes nutrientes, para fazer o seu bebé mais feliz.
O resultado final, tal como podem comprovar na foto abaixo, gerou a curiosidade do L., que mais uma vez (e como sempre) cumpriu o seu dever de “limpar” o prato. Devo confessar, que cá em casa os papás também comeram!!
Versão para bébés


Dica: Coza a vitela e os legumes em separado. Se quiser preparar uma refeição para toda a família, triture apenas os legumes e a carne para o seu baby. Toda a família vai gostar 🙂
[ingredients title=”Ingredientes para 3 a 4 doses”]
- 100 gr de vitela (limpo)
- 1 batata doce média
- 2 cenouras médias
- 1 couve lombarda pequena
- 5/6 vagens de feijão verde redondo (ou simplesmente feijão verde)
- 1 cebola média (ou 2 cebolas pequenas)
- Cerca de 2 chávenas de água
- 1 colher de chá de azeite por porção
[/ingredients]
[directions title=”Passos”]
- Coloque a vitela a cozer num tachinho com água.
- Num tacho ou robot de cozinha coloque os legumes (em cubos mais pequenos ou rodelas), a batata doce, as cenouras, a couve lombarda, o feijão frade e a cebola.
- Leve a cozer por cerca de 15/20 minutos (até a couve estar bem cozida).
- Quando a vitela estiver cozida, retire, triture e reserve.
- Após os 15/20 min, adicione a vitela já triturada e consoante a consistência que pretender, triture mais, ou menos os legumes e a vitela.
- Não se esqueça de adicionar o azeite quando for servir a sopinha. Bom apetite!
[/directions]
Versão para adultos
Na versão para adultos, junte ervilhas e ajuste as proporções.

Aromatize com louro e se necessário junte um pouco de molho de tomate (de preferência caseiro – aqui)

Veja também
Creme de corvina, acelgas e brócolos
“Empadão” de vitela e couve flor
Livro A Pitada do Pai
57 receitas para cada estação do ano e ocasiões especiais (com uma história em cada receita)
35 Receitas novas fáceis de preparar para miúdos e graúdos
Um livro para famílias com pouco tempo e que querem comer bem!
?Livro à venda em todo país nas livrarias e hipermercados.
Bertrand https://goo.gl/W524M9