Site icon A Pitada do Pai

Como conservar ervas aromáticas frescas

como conservar ervas aromaticas

todos os truques para conservar e usar ervas aromáticas

Aqui em casa há sempre ervas aromáticas. São ótimas aliadas em qualquer receita. Só é pena não durarem muito. Por isso, dicas de como conservar ervas aromáticas frescas são sempre bem-vindas!

A primeira coisa que devemos fazer é lavá-las bem, para retirar alguma terra que possam ter, e mais importante ainda secá-las. Seja com um pano ou um centrifugador de legumes, convém retirar o máximo de água possível.

Depois, a forma mais simples e que resulta bem, é espalhá-las num recipiente (a ideia é desfazer o molho e guardá-las bem espalhadas) e colocar papel de cozinha por cima e fechar com a tampa. Também pode enrolá-las em papel de cozinha e quardá-las num saco bem fechado na gaveta dos vegetais no frigorífico. Desta forma, o papel de cozinha vai absorvendo a água, mantendo as ervas húmidas, mas não molhadas.

Pode usar o mesmo método com elas já cortadas. Sempre facilita na hora de usar!

Se preferir congelar, basta cortá-las, colocar em couvetes de gelo e depois regar com azeite. Quando estiverem sólidas, retire das couvetes e guarde em sacos. Sempre ocupa menos espaço. No caso da hortelã, por exemplo, pode optar por cortar ou triturar e juntar água, em vez de azeite, para deste modo poder usar em sumos, batidos ou smoothies.

Dessa forma, vamos conseguir usar as nossas ervas aromáticas por muito mais tempo e sem desperdícios.

Mais ideias para aproveitar ervas aromáticas

Além disso, pode também preparar sal de ervas aromáticas. Escolha as ervas da sua preferência e triture com sal grosso. Dessa forma, vai ter um sal cheio de sabor para usar ou temperar o que quiser, com validade de pelo menos 3 semanas!

Se tiver grandes quantidades, pode também secá-las e depois triturar. Para isso, embrulhe-as em papel vegetal, e leve ao forno no máximo até 100º. Quando estiverem quebradiças, pode retirar. Deixe arrefecer e triture.

Utilizá-las num molho pesto, é decerto uma boa opção. O pesto original é feito com manjericão, mas resulta muito bem também como salsa, coentros ou hortelã!

1/2 chávena (chá) de nozes, pinhões ou amêndoas
2 chávenas (chá) de uma erva fresca ao seu gosto
Uma chávena (chá) de queijo parmesão ralado ou pecorino
Dente de alho descascado
1 e 1/2 chávena (chá) de azeite
Sal a gosto

Triture tudo até opter uma pasta. Guarde num frasco hermético e esterilizado no frigorífico ou congele em couvetes de gelo.

Pode usar este molho nestes Zoodles de Curgete com frango e cogumelos!

Conheça a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché

Exit mobile version