Dia Internacional do Celíaco

Hoje dia 16 de maio, assinala-se o Dia Internacional do Celíaco e A Pitada do Pai faz questão de comemorar este dia e partilhar convosco a nossa mais recente parceria… A partir de hoje as nossas receitas passam também a estar disponíveis na Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Estamos muito contentes e esta é uma excelente notícia para todos 🙂

Sabia que … A doença celíaca (DC) é uma doença autoimune que se traduz numa sensibilidade alimentar crónica ao glúten, em indivíduos geneticamente susceptíveis. Cerca de 105.000 Portugueses são celíacos, porém, 85% desconhece a sua condição. Esteja atento aos sintomas e sinais. Se desconfia que tem DC, fale com o seu médico de família ou gastroenterologista para fazer o rastreio, antes de iniciar a dieta isenta de glúten (DIG)! (1)

O glúten está presente sobretudo nestes 4 cereais – Trigo, centeio cevada e aveia*

*«Em Portugal, a aveia é cultivada e processada juntamente com o trigo, fazendo com que esta esteja desde logo contaminada com glúten. Não é possível encontrarmos um único produto feito apenas com aveia que seja isento de glúten pois todos incluem trigo ou outro cereal com glúten na sua composição» Rita Jorge, dietista da associação.

 

”As vossas receitas apesar de serem saudáveis … têm um sabor fantástico!” é o melhor elogio que temos recebido às nossas receitas, e é este o nosso maior objetivo! Fazer e partilhar receitas saudáveis e igualmente deliciosas. Sem açúcares e a grande maioria sem glúten são indicadas para quem não pode ingerir, por opção ou por intolerância, temos no nosso blog quase 50 receitas, que isentas de glúten!

É possível comer bem, sem açúcares e … sem glúten!! Criámos uma “tag” exclusiva para receitas sem glúten (basta clicar aqui).

 

https://www.apitadadopai.com/etiquetas/sem-gluten/

 

(1) Fonte APC – Associação Portuguesa de Celíacos

Foto: http://emagrecer.eco.br

Deixar uma resposta