Dicas para os miúdos comerem melhor

Dicas para os miúdos comerem melhor

Fazer as crianças comerem pode não ser fácil… birras à mesa não é assim tão raro. Fases em que têm menos apetite, embirração com algum alimento, é o pão nosso de quase todos os pais. Se está a passar por isto, deixo aqui dicas para os miúdos comerem melhor!

Não precisamos ser experts ou chefs de cozinha para preparar uma deliciosa refeição caseira, basta termos vontade. Não precisa fazer nada muito elaborado, mas é importante que faça variado! Se até nós nos fartamos de comer o mesmo, imaginem eles!

No blog tem muitas receitas para os miúdos! Mas para dar já uma ajuda, e para não correr o risco de exagerar ou faltar com algum alimento, basta guiar-se pelas cores!

Um prato bem nutritivo e variado precisa ter no mínimo 4 a 5 cores. Se, por acaso, os alimentos escolhidos tiverem a mesma cor, como por exemplo verde, escolha tons de verde diferentes e acrescente uma cor vermelha ou laranja para tornar a refeição mais equilibrada!

Não obrigue a comer

Impor que o seu filho coma pode criar uma relação negativa com a comida. Sei que não é fácil, mas tente respeitar o tempo de aceitação. Experimente introduzir o alimento recusado uns dias depois, cozinhado de outra maneira.

Dê importância à hora da refeição

Crie um ambiente descontraído e divertido na hora da refeição! Isso vai deixar a criança mais à vontade para experimentar novos alimentos. Para que esse momento seja perfeito, tente não ligar a televisão ou outros aparelhos quando forem para a mesa.

Não recompense com comida

Quem já não caiu na tentação de dizer: se comeres os legumes, dou-te uma sobremesa? Quase todos nós. Mas não é certo. As crianças devem perceber que tanto os legumes quanto a sobremesa fazem parte da refeição. Essa associação, de que o doce é uma recompensa, faz com que eles pensem que os doces ou as sobremesas são mais importantes do que o resto da refeição.

Encontre sugestões para o seu Bebé, na Feira do Bebé do Intermarché de 9 a 22/01 

As primeiras sopas

Se o seu filho começou agora a alimentação sólida, saiba que não precisa preparar uma sopa nova todos os dias. A sopa aguenta no frigorífico 4 ou 5 dias, no máximo. Também pode fazer várias sopas em maior quantidade e congelar em doses individuais. Não se esqueça de etiquetar a sopa com a data de congelação e com os ingredientes que contém.

Os legumes devem ser introduzidos um a um, com intervalos de 3 a 5 dias entre eles, para ser mais fácil detectar alguma alergia.

Não junte demasiada água à sopa. As vitaminas ficam na água e se tiver de a descartar para que o puré fique com a consistência ideal, está a perder nutrientes.

Outra coisa importante é que não se deve adicionar sal, pelo menos até aos 12 meses.

A melhor gordura que deve usar é o azeite. Não deve cozer o azeite e sim colocá-lo no final da sopa feita. Esta gordura é essencial para a estruturação das membranas celulares e o desenvolvimento do sistema nervoso central e imunológico.

Regra geral, por volta dos 7 meses, introduz-se a carne, que deve ser branca (frango, perú, coelho). Mais tarde, já pode introduzir o borrego. O peixe entra aos 9 meses e deve ser o mais fresco possível, mas também não há problema usar peixe congelado.

Comida em viagem

Se precisar viajar com o seu filho, deve tentar manter uma alimentação parecida com a que o ele já tem em casa.

Os horários devem ser os mais próximos possíveis aos que já estavam habituados em casa. Tente acordar em horários parecidos e dar o pequeno-almoço também de forma não muito diferente.

Em caso de viagens curtas, se possível, leve comida de casa! Nada é mais prático e seguro.

Enfim, comida saudável, comida de criança, comida que todos nós devemos comer é aquela que é feita com amor, temperos adequados, produtos naturais e ingredientes frescos.

Dê o exemplo

Dê o exemplo… Não podemos obrigar o nosso filho a comer brócolos se só comermos batatas fritas! Não se esqueça que eles vão sempre querer como o pai ou como a mãe!

A partir dos 12 meses o seu filho pode comer o mesmo que você (excepto marisco e chocolate basicamente), por isso… Se vocês comerem bem ele vai comer bem… Se vocês comerem mal…

Boas receitinhas e muita paciência e coragem!

logo intermarche

Conheça a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché

Banner Aqualuz Lagos onde se pode ver o mar, rochas e um barco. 20% de desconto para reservas directas.
Sem comentários

Submeta um comentário