roma pomegrenate laranja orange berry detox

Detox Pós Festas – O PLANO!

Depois de todo o trabalho de casa de planeamento e organização, de feitas as compras, organizada a despensa e conhecidas as receitas… agora para pôr a mão na “massa” falta apenas conhecer o derradeiro plano para os próximos dias!

Não se esqueça que qualquer dieta ou plano alimentar, mesmo o Detox, deve ser personalizado e o que partilho no blog são apenas algumas receitas, sugestões, dicas e acima de tudo inspirações para que, em casa, consiga seguir um dia a dia um pouco mais saudável daquele que tinha antes de passar pela SANTA MELANCIA!

Este plano Detox é um plano que fiz à minha medida, sendo que o meu objectivo é perder um ou outro quilo que veio com o Ferrero Rocher do Natal, mas sobretudo voltar a encontrar o equilíbrio do rigor alimentar, que parece estar a desvanecer com as tentações no ar dos últimos tempos!

Fazer um reset para começar 2016 com o pé direito!Ao contrário do que muitos pensam, a dieta detox não deve ser considerada uma dieta restritiva, muito pelo contrário (não estará limitada em quantidades)! E se pensa que vai passar duas semanas a líquidos então desengane-se! O detox não é apenas sumos verdes!
Desmistificando alguns conceitos, é importante frisar que as dietas detox devem ser planos equilibrados, nutricionalmente ricos, em que há um grande enfoque nos micronutrientes vegetais que a alimentação pode fornecer ao nosso organismo. É uma técnica utilizada na nutrição funcional e garante o fornecimento de todos os nutrientes fundamentais ao funcionamento eficaz dos órgãos chave, responsáveis pela eliminação de toxinas do nosso organismo, evitando sobrecargas.

PLANO DETOX DIA 1

PARA BEBER AO LONGO DO DIA: 1,5L da Infusão Detox (ver AQUI)
Pode beber quente, fria ou morna, como preferir! Eu, pessoalmente prefiro quente, especialmente nestes dias chuvosos, mas tépida ou fresca sabe muito bem também!

EM JEJUM: Prepare um copo de água morna com algumas gotas de limão (ver AQUI)
NOTA: se tiver desconforto gástrico, gastrite activa ou qualquer outro sintoma desadequado deverá optar por fazer apenas a água morna sem gotas de limão.

PEQUENO ALMOÇO

1-2 copos de SUMO DETOX VERDE (ver receita AQUI)

NOTA: É importante que saia de casa saciado/a. Se acorda com muito apetite e faz um pequeno almoço consistente (ao contrário da grande maioria que salta esta refeição nobre) então deverá reforçar o sumo com duas colheres de sopa de flocos ou farelo de aveia.

Para substituir as refeições mais ligeiras do dia como o MEIO DA MANHàe os LANCHES DA TARDE prepare o Sumo Detox Verde (ver AQUI) e vá bebendo entre as refeições principais.

NOTA: Ao contrário dos planos ditos tradicionais, neste plano detox, não deverá esperar até ao horário fixo do meio da manhã ou do seu lanche das 17h00 para beber o seu copo de sumo. Chegará às 10h30 com fome e o seu copo de sumo, bebido a correr, não servirá para o/a saciar.

Por isso a ideia ir bebericando o sumo preparado de manhã ou no dia anterior (no livro encontra forma de preservar, acondicionar e transportar).
Leve consigo para o trabalho uma garrafa térmica ou mantém-na no frigorífico se tiver possibilidade e vai bebendo ao longo da manhã e da tarde. Sem nunca chegar a ter fome. A ideia é ser impossível ter fome pois está sempre a comer (neste caso a beber).

Serão cerca de 200 a 400ml no período do meio da manhã e outros 200-400ml pela tarde fora.
No total deverá beber cerca de 1.0L a 1.5L de sumo por dia, repartindo pelo pequeno almoço, meios da manhã e lanches da tarde.

IMPORTANTE: Se ao longo do dia necessitar de mastigar algo mais consistente sugiro que tenha à mão alguns palitos de cenoura e/ou 1 mão cheia de frutos secos sem sal!

ALMOÇO e JANTAR

Nas refeições principais vai comer.
No primeiro dia prefiro fazer algo verdadeiramente mais ligeiro pois é quando sinto a motivação a 100% e por isso sugiro começar pela Sopa Detox de Tomate Cereja e Pimentos Tricolor (ver receita AQUI)
NOTA: A esta sopa deverá adicionar um ovo cozido ou escalfado para ter a certeza do aporte proteico. Pode também optar por adicionar também algumas sementes de cânhamo.Para além de equilibrar o valor nutricional da sopa dica simplesmente delicioso.
Não deverá limitar quantidades neste primeiro dia. Ao almoço e jantar faça um, ou dois, ou mesmo três pratos de sopa caso seja necessário!

PLANO DETOX DIA 2

PARA BEBER AO LONGO DO DIA: 1,5L da Infusão Detox (ver AQUI)
NOTA: substitua alguns ingredientes da infusão como sugerido na receita e opte por funcho, anis estrelado e casca de limão por exemplo.
EM JEJUM: Prepare um copo de água morna com algumas gotas de limão gengibre fresco  (ver AQUI)
1 copo de SUMO DETOX ROSA (ver receita AQUI)
PEQUENO ALMOÇO
Cerca de 1 a 2 horas mais tarde faça o seu pequeno almoço optando por uma receita equilibrada como Aveia Adormecida feita com bebida de origem vegetal (ver AQUI)
Para substituir as refeições mais ligeiras do dia como o MEIO DA MANHàe os LANCHES DA TARDE escolha um dos Sumos Detox (ver AQUI) e vá bebendo entre as refeições principais.

ALMOÇO e JANTAR

Nas refeições principais vai comer um pouco mais e agora à Sopa adicionaremos a Salada de cruidites com hummus de beterraba (ver receita AQUI) ou uma mistura de legumes salteados com curcuma e pimenta.
Num wok coloque um fio de azeite virgem extra, cebola, couve branca laminada, pimentos verdes, curgete, floretes de brócolos, cogumelos Paris e alguns tomates cereja.
Raspe um pouco de gengibre fresco, uma pitada de pimenta preta e um colher de café de curcuma.
Saltei tudo até ficar cozinhado.

NOTA: Sugiro optar por variar a receita da sopa detox para não ficar com a sensação de que está a comer sempre os mesmo sabores.

Não deverá limitar quantidades nestes primeiros dias. Ao almoço e jantar faça um, ou dois, ou mesmo três pratos de sopa caso seja necessário!


SIGAM ESTAS E OUTRAS RECEITAS EM:
FACEBOOK LILLIAN BARROS – NUTRICIONISTA
INSTAGRAM @NUTRICIONISTALILLIAN
SNAPCHAT #LILLIAN-NUTRI

Deixar uma resposta