Doce das gelatinas saudável

Doce de gelatinas sem leite condensado

Doce das gelatinas saudável

No meu tempo de criança, esta era uma sobremesa obrigatória em todas as festas de aniversário! Quem não se lembra deste doce das Gelatinas que enchia o olho e a barriga de todos os miúdos? Por isso, hoje trazemos esta deliciosa versão de Doce de Gelatinas Saudável e sem leite condensado.

A partir de agora, podem fazer esta opção bem mais saudável, sem perder todo sabor da gelatina! E garanto-vos que vai haver corridas para ver quem consegue chegar primeiro.

O que é a gelatina?

A gelatina é uma substância naturalmente incolor normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina.

Obtém-se a gelatina a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e participa da estrutura dos ossos e dos tendões.

Além da gelatina de origem animal, também existe outro tipo obtido a partir de determinadas algas marinhas. Trata-se do ágar-ágar, uma substância existente em algumas algas vermelhas e que apresenta um sabor neutro.

Como é de origem vegetal, a gelatina de ágar-ágar tem uma composição nutricional diferente da gelatina convencional, e também não necessita de arrefecer para endurecer.

Mas, assim como a gelatina obtida a partir de tecidos animais, o ágar-ágar é uma ótima fonte de colágeno na dieta e pode ser utilizado por vegetarianos, inclusivamente neste doce das gelatinas saudável.

Doce das gelatinas saudável

5 De 1 vote
Doses
doses
Tempo de Preparação

2

hours 
Tempo de cozedura

2

hours 

Sem leite condensado, mas com todo o sabor.

Ingredientes

  • 3 gelatinas 0% açúcar (usámos de morango, de mirtilo e ananás)

  • 200 ml queijo quark (ou leite de coco ou iogurte grego)

  • 150 ml água fria + 150 ml de água a ferver

  • óleo de coco para untar (opcional)

Passos

  • Fazer 2 gelatinas com água quente e fria conforme as instruções (colocar em caixas rectangulares para depois de sólido partir em cubinhos).
  • Fazer a gelatina de ananás (por ser mais branca) com 150 ml de água a ferver, 150 ml de água fria e 200 ml de queijo quark.
  • Untar a forma com óleo de coco, verter o preparado de gelatina de ananás e juntar os cubinhos das outras gelatinas.
  • Levar ao frigorífico até solidificar.

Notas

  • Dica: Para desenformar pode colocar a forma alguns segundos numa taça com água quente.

Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.

Etiquetas:
, , ,
Sem Comentários

Deixar uma resposta