Doce das gelatinas saudável

No meu tempo de criança, esta era uma sobremesa obrigatória em todas as festas de aniversário! Quem não se lembra deste doce das Gelatinas que enchia o olho e a barriga de todos os miúdos? Por isso, hoje trazemos esta deliciosa versão de Doce de Gelatinas Saudável e sem leite condensado.

A partir de agora, podem fazer esta opção bem mais saudável, sem perder todo sabor da gelatina! E garanto-vos que vai haver corridas para ver quem consegue chegar primeiro.

O que é a gelatina?

A gelatina é uma substância naturalmente incolor normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina.

Obtém-se a gelatina a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e participa da estrutura dos ossos e dos tendões.

Além da gelatina de origem animal, também existe outro tipo obtido a partir de determinadas algas marinhas. Trata-se do ágar-ágar, uma substância existente em algumas algas vermelhas e que apresenta um sabor neutro.

Como é de origem vegetal, a gelatina de ágar-ágar tem uma composição nutricional diferente da gelatina convencional, e também não necessita de arrefecer para endurecer.

Mas, assim como a gelatina obtida a partir de tecidos animais, o ágar-ágar é uma ótima fonte de colágeno na dieta e pode ser utilizado por vegetarianos, inclusivamente neste doce das gelatinas saudável.

Doce das gelatinas saudável

5 from 6 votes
Doses

8

doses
Tempo de Preparação

2

hours 
Tempo de cozedura

2

hours 

Sem leite condensado, mas com todo o sabor.

Ingredientes

  • 3 3 gelatinas 0% açúcar (usámos de morango, de mirtilo e ananás)

  • 200 ml 200 queijo quark (ou leite de coco ou iogurte grego)

  • 150 ml 150 água fria + 150 ml de água a ferver

  • óleo de coco para untar (opcional)

Passos

  • Fazer 2 gelatinas com água quente e fria conforme as instruções (colocar em caixas rectangulares para depois de sólido partir em cubinhos).
  • Fazer a gelatina de ananás (por ser mais branca) com 150 ml de água a ferver, 150 ml de água fria e 200 ml de queijo quark.
  • Untar a forma com óleo de coco, verter o preparado de gelatina de ananás e juntar os cubinhos das outras gelatinas.
  • Levar ao frigorífico até solidificar.

Notas

  • Dica: Para desenformar pode colocar a forma alguns segundos numa taça com água quente.

Seguiu esta receita?

Faça Tag @apitadadopai no Instagram e use este hashtag #apitadadopai

Seguiu esta receita?

Siga-nos carregando aqui: us

Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.

Novidades sempre em primeira mão!

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades exclusivas que temos para aí.

Ebook “Lanches Saudáveis para a Escola e o Trabalho”

Delicie-se com os lanches maravilhosos que vai aprender a fazer com o nosso ebook! Receitas simples, fáceis, que rendam e muito saborosas – para miúdos e graúdos!