Marmelada sem açúcar, claro!

Cá por casa somos fãs de marmelos!

Assados ou cozidos, aromatizados (receita em breve) ou a acompanhar carne, num pão caseiro ou em puré no iogurte… Fica uma delícia de qualquer forma, exceto cru! Por toda a adstringência e amargor que deixa na boca!

Além disso são ótimos para esta altura do ano (lembram-se comer o que terra nos dá 😉 Carregados de vitamina C, ricos em fibras e baixo em calorias, ajudam-nos a aumentar as defesas para os primeiros dias de frio e chuva do ano! Mais um “medicamento bom” que podemos tomar!

Desta vez trazemos uma receita diferente, marmelada sem açúcar e sem cozer marmelos!

Quisemos tirar o máximo sabor do outono, assim num tabuleiro colocámos marmelos, maçãs e abóbora! Mais outono que isto é impossível.

Polvilhámos com canela em pó, borrifámos com umas gotas de agua e deixámos assar bem no forno (potenciámos sabor e retirámos água). Para adoçar fervemos pasta de tâmaras em água e fomos deixando reduzir (não a ponto de caramelo, mas quase). No final junta-se tudo, tritura-se bem e leva-se ao fogão um pouco mais para reduzir (cuidado para não colar ao fundo).

Basicamente esta marmelada é adoçada de várias formas… com a maçã, com a pasta de tâmaras e mesmo com a abóbora! Nas receitas convencionais o açúcar assume ainda um papel crucial… mas na conservação!

Neste caso fizemos 4 frasquinhos, ficámos com 2 para nós e oferecemos os restantes aos avós! E o prazo de validade?

Pois é, conservados no frigorífico, pelo menos 2 semanas aguentaram no frio, mais que isso não podemos falar pois já desapareceram, como acontece na maioria das vezes 😉

Espero que gostem, por até os avós que são gulosos adoraram!

Ingredientes

  • 10 marmelos (pequenos)
  • 5 maçãs
  • 1 abóbora manteiga (média)
  • 3 colheres de pasta de tâmaras
  • Água
  • Canela em pó

Sugestão: nesta receita usamos pasta de tâmaras, que compramos na Biofrade. Mas também pode fazer a pasta em casa, basta cozer tâmaras em água, até obter uma pasta e depois triturar 😉

Passos

  1. Preaqueça o forno a 200ºC.
  2. Comece por colocar os marmelos descasados e partidos em cubos, num tabuleiro. Assim como as maçãs e a abóbora.
  3. Polvilhe com canela em pó a gosto e borrife com água. Mexa bem e leve a assar bem no forno. (vá mexendo de vez em quando para evitar que agarre ou queime).
  4. Num tachinho coloque 3 colheres de pasta de tâmaras e cubra com água. Deixe ferver
  5. Depois de estar a ferver e estar mais “pasta”. Triture bem e reduza para lume brando e deixe ir “reduzindo”.
  6. Retire o tabuleiro do fundo e numa panela grande coloque os marmelos, a maçã e a abóbora, juntamente com as tâmaras e volte a triturar até obter um puré.
  7. Deixe cozinhar em lume brando e vá mexendo até atingir a consistência pretendida. (cuidado para não se queimar).
  8. Retire do lume, coloque em frasquinhos, tape de imediato e vire-os ao contrário. Conserve no frigorífico
  9. Delicie-se saudavelmente em família.

Próximos Workshops

Cantinho das Alfazemas

 

Deixar uma resposta