3 dicas sobre bacalhau

Bacalhau assado com migas de broa

3 dicas sobre bacalhau

O Mês do Natal chegou e daqui a um piscar de olhos estamos sentados à mesa da consoada, onde não pode faltar (na maioria dos lares portugueses), o belo bacalhau. Por isso, reunimos 3 dicas sobre bacalhau, para que tire todo o partido deste amigo fiel! 

Demolha do bacalhau

Hoje em dia, podemos optar pelo bacalhau já demolhado. É prático e no ponto certo do nível de sal. No entanto, há quem goste de comprar o bacalhau seco e demolhar em casa.

Nesse caso, comece por separar as postas por espessura. Lave em água corrente para tirar o excesso de sal e coloque num recipiente para demolhar, com a pele virada para cima. A água deve ser bem fria ou pode ainda colocar no frigorífico.

Depois, mude a água umas 2 a 3 vezes por dia, até que esteja no ponto de sal que gosta (para isso pode provar um pouco da carne do bacalhau). As mais finas vão precisar de menos tempo, não se esqueça (por isso, é importante separar!).

Cozer o bacalhau

Se optar por usar o congelado, é importante que descongele antes. A partir daí, o método é o mesmo. Numa panela com água já a ferver (pode juntar uma folha de louro), coloque as postas e deixe que volte a levantar fervura. Depois disso, tape e retire do lume e deixe descansar entre 10 a 15 minutos, conforme a espessura das postas. Esta etapa é muito importante, porque o bacalhau não deve ferver enquanto coze! 😉

Desta forma, fica com um bacalhau às lascas e super suculento.

Como aproveitar as sobras

Já todos sabemos como isto acaba, não é?! Vai sobrar bacalhau. Mas, podemos sempre aproveitar para outras receitas deliciosas. Ore tome nota de algumas ideias:

Pastéis de bacalhau saudáveis

PASTEIS DE BACALHAU
Estes pastéis de bacalhau saudáveis são fritos em azeite.

Estufado de grão com bacalhau e ovo escalfado

bacalhau grao ovos escalfados

Pataniscas de bacalhau

pataniscas

Ingredientes:

3 ovos
2 colheres de sopa de azeite mais um fio para a frigideira
3 colheres de sopa de farinha de aveia ou de grão
Salsa a gosto
Sal
Caril
Pimenta
1 cebola média, picada
1/2 courgete, ralada
1/2 cenoura, ralada
Sobras de bacalhau

Preparação:

Primeiramente, misture o ovo e o azeite. Junte a farinha de aveia , a salsa, assim como, o sal, o caril e a pimenta. Envolva bem. Depois, adicione a cebola picada, a cenoura, a curgete ralada e o bacalhau e envolva bem.

Por fim, numa frigideira, aqueça um fio de azeite, deite colheradas do polme de peixe e legumes, moldando-as em rodelas toscas e frite logo depois.

logo intermarche

Se gostou das nossas 3 dicas sobre bacalhau, então venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.

Sem comentários

Submeta um comentário