Aproveitar sobras de legumes

como reaproveitar sobras de legumes

Aproveitar sobras de legumes

Mesmo sem comprar em excesso, há sempre verduras que murcham ou legumes que ficam esquecidos na gaveta do frigorífico. Então, nada melhor do que algumas ideias para aproveitar sobras de legumes e evitar desperdícios.

Ainda assim, nunca é demais lembrar que os legumes crus aguentam mais tempo conservados no frigorífico, (uma semana ou mais) se acondicionados em sacos plástico apropriados para alimentos, bem vedados e sem ar dentro do saco.

É só ter o cuidado de retirar quase todo o ar fazendo pressão no saco com as mãos até ficar colado na verdura ou legume. Mesmo que amasse um pouco as folhas, não se preocupe, elas voltam ao normal se as deixar na água por 10 a 15 minutos.

A sopa é sempre uma opção em ter em conta. Coloque os legumes que vai usar na sopa com um pouco de azeite e deixe suar, numa panela tapada, por 15 minutos. depois acrescente água e sal e deixe cozinhar. Antes de triturar regue com mais azeite. Vai ver a delícia de sopa que terá!

Pode aproveitar e assar vários tipos de legumes.

Veja também como aproveitar sobras de peixe e sobras de carne

Fricassé de legumes com quinoa

Usar num prato de forno como este Gratinado de frango com legumes.

gratinado, lasanha, frango, couve flor, brocolos, queijo, natas, bechamel, pasta

Como também aproveitar para fazer tartes, quiches ou estes Muffins de frango e legumes

Muffins de frango e legumes

Outra sugestão para aproveitar sobras de legumes é usar os legumes crus mais antigos para preparar um caldo de legumes caseiro. Pode usar sobras de cebola, cenoura, aipo e alho-francês. O importante é respeitar o tempo de cozedura de cada ingrediente e utilizá-los em quantidades iguais, para que o sabor de um não se sobreponha ao de outro. 

logo intermarche

Entretanto, conheça a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché

Banner Aqualuz Lagos onde se pode ver o mar, rochas e um barco. 20% de desconto para reservas directas.
Sem comentários

Submeta um comentário