Como reaproveitar sobras de carne

frango à brás com legumes

Como reaproveitar sobras de carne

Como sabem, aqui em casa não se desperdiça nada. Todas as sobras ganham uma vida nova e transformam-se em refeições diferentes… muitas vezes até ficam mais saborosas. Isto faz ainda mais sentido agora, em que devemos limitar as nossas saídas de casa e planear tudo para o menu semanal. Por isso, vou deixar-vos algumas dicas de como reaproveitar sobras de carne e não desperdiçar absolutamente nada!

Há várias opções para renovar as sobras  e fazer uma receita nova e muito deliciosa! Nem vai parecer que usámos as sobras e todos vão adorar saborear as vossas receitas!

Veja também como aproveitar sobras de legumes e sobras de peixe

Reiventar nunca soube tão bem!

A primeira coisa que nos vem à cabeça são os croquetes. A base para este petisco é a carne triturada e um bechamel bem grosso. Basta triturar as sobras de carne e um pouco de chouriço (se tiver) e envolver no bechamel bem espesso. Se achar que a carne não tem muito sabor, faça um refogado e envolva na carne picada. O ideal é fazer esta massa de um dia para o outro para que endureça no frigorífico e seja muito mais fácil moldar. Há até quem diga que os devemos congelar e fritá-los congelados para que não rebentem. Pode moldar no formato clássico do croquete ou em bolinhas. Ambos ficam lindos.

Outra opção é um saboroso frango à brás com legumes. Se não tiver os legumes, use o frango e batatas palha, que pode ralar no crivo mais grosso do ralador e fritar em óleo ou fazer no forno borrifadas com um pouco de azeite. Se preferir uma versão mais rápida, as batatas palha de compra são uma opção. 

Diga não ao desperdício

Muito versáteis e que resultam sempre em refeições que rendem bastante são os empadões. Cá em casa adoramos empadão de polenta, mas na falta de polenta pode optar por um puré de batata tradicional ou ainda de couve-flor ou bróculos. Em todos pode sempre juntar cenoura, já que além de tornar numa refeição mais nutritiva, fica com uma cor linda! A carne, basta desfiar ou triturar num robot de cozinha. Mais uma vez, se quiser dar mais sabor à carne, recorra a um refogado bem puxadinho para tornar a sua receita ainda mais deliciosa.

O arroz no forno também é uma delícia e rende imenso. Faça um arroz e num tabuleiro de ir ao forno faça camadas de arroz e carne. Se tiver pouca carne, pode sempre fazer um bechamel e acrescentar para ficar com mais recheio. Ou ainda, triturar uma lata de cogumelos e juntar ao refogado e depois a carne.  

Um clássico que resulta com qualquer sobra

Uma outra opção que é válida para carne, peixe e até legumes são as famosas Pataniscas. Com pouca quantidade faz várias pataniscas, acompanhadas com um arroz malandrinho, tem uma refeição bem reconfortante! Para as pataniscas, desfie a carne ou triture. Para 2 ovos, use 150 gr. de farinha de trigo (ou outra que preferir, depois poderá ter de ajustar a consistência consoante o tipo de farinha que usar). Pique uma cebola pequena e salsa. Depois misture a farinha, 1 colher de café de fermento para bolos  e os ovos. Adicione 200 ml de água com gás (de preferência fresca) aos poucos, mexendo sempre com uma vara de arames.

Agora é hora de juntar a carne desfiada e a cebola picada. Por fim, junte a salsa picada, tempere com uma pitada de pimenta e envolva tudo muito bem.

Leve ao lume uma frigideira com óleo bem quente e vá colocando colheradas de massa.  Deixe fritar de ambos os lados, até as pataniscas ficarem douradas. Escorra. No entanto, se preferir uma versão menos gordurosa, pode fazê-las no forno ou até na máquina de waffles. Ficam mais secas, é verdade, mas mais saudáveis!

Agora não tem desculpa para deixar estragar aquele restinho de carne guardado no fundo do frigorífico. Não se esqueça de aproveitar todas as sobras, mesmo que pareça que é pouca quantidade. Há sempre uma solução para transformar o pouco em suficiente!

Experimente também esta Bola ou Folar de Carnes. Pode fazer com sobras de carne assada ou frango, ou queijo e fiambre por exemplo.

Esta Bola de queijo e fiambre, não leva glúten, nem óleo. É uma verdadeira delícia e não dá trabalho nenhum. É a receita ideal para as reuniões de família.
logo intermarche

Conheça a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché

Sem comentários

Submeta um comentário