Dicas para desintoxicar o corpo pós-festas

Dicas para desintoxicar o corpo pós-festas

Foram 2 semanas sem freio. Permitimo-nos saborear tudo aquilo que gostamos durante o Natal e o Ano Novo. Mas agora é hora de voltar ao caminho certo e cuidarmos do nosso corpo, que está, certamente, sobrecarregado com estes dias de excesso. Por isso, estas dicas para desintoxicar o corpo pós-festas natalícias é tão importante, antes de regressarmos à nossa rotina alimentar.

Assim sendo, esta desintoxicação deve ser feita por um pequeno período de tempo, com o objetivo de limpar o organismo depois de um período festivo como o que vivemos.

Sumo Detox de Manga

sumo detox de manga

Objectivos do detox

O principal objectivo de uma dieta detox é aumentar o consumo de alimentos o mais natural possível, com pouca gordura, bem como evitar produtos industrializados, ricos em gordura, açúcar e em sal, bem como em aditivos muito pouco saudáveis.

Com este tipo de alimentação, não vamos perder muita gordura corporal, mas sim os líquidos retidos. E isso é muito importante para desinchar e drenar o nosso corpo, eliminando as toxinas acumuladas.

No blog, há vários artigos sobre detox, onde compartilho muitas ideias para sumos, sopas, saladas e ainda o que devemos ter na despensa.

Receitas detox

Sumo detox para limpar o fígado

Sumo detox

Sopa de tomate cherry e pimentos tricolor

sopa detox

INDREDIENTES:

½ pimento vermelho
½ pimento amarelo
1 cebola roxa
4 floretes de couve flor
2 dentes de alho
18 tomates cherry
1 c. sopa de azeite virgem extra
sal e pimenta preta q.b.
250 ml de água

SUGESTÃO: pode escalfar 1 ovo na sopa ou juntar 2 ovos de codorniz cozidos. Experimente enriquecer a sopa com sementes a gosto e/ou bagas de goji.  

PASSOS:

  1. Primeiramente, lave muito bem todos os ingredientes.
  2. Depois, retire as grainhas dos pimentos e corte-os em pequenas porções.
  3. Seguidamente, tire a casca do alho, descasque a cebola e pique-a grosseiramente.
  4. Numa panela coloque o azeite, a cebola e aloure. Junte os pimentos e o alho, mexa, adicione o tomate e deixe cozinhar durante cerca de 5-10minutos. Junte a couve flor, tempere e adicione a água até cobrir (cerca de 250ml).
  5. Entretanto, deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos.
  6. Por fim, passe com a varinha mágica e está pronto a servir.

Alimentos detox

Além destas sugestões pode optar por incluir vários outros alimentos nesta faze de desintoxicação, que vão ajudar muito no processo:

Gengibre – é um excelente anti-inflamário e termogénico. Acelera o metabolismo e ajuda a desintoxicar o fígado.

Água e chás – beber muitos líquidos é fundamental para que a desintoxicação tenha sucesso. A água e os chá são purificantes natos e ajudam a eliminar as toxinas do corpo.

Limão – ajuda a tornar o corpo mais alcalino e é rico em terpeno, uma substância que ajuda o fígado a livrar-se de impurezas.

Espinafres – tem muitas fibras e é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, nitrato e vitamina C. O magnésio e o nitrato fazem dele um potente vasodilatador, melhorando a performance quando praticamos desporto.

Maçã – Possui uma ação adstringente (contrai os tecidos) e ativa a libertação da bílis eliminando toxinas.

Muito resumidamente, estes são apenas alguns dos alimentos que nos podem ajudar nesta fase que queremos eliminar toxinas e desinchar o corpo. Voltar a uma alimentação equilibrada o mais depressa possível é muito importante e fundamental.

logo intermarche

Se gostou das nossas dicas para desintoxicar o corpo pós-festas, então venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.

Sem comentários

Submeta um comentário