Formas de cozinhar caril – receitas & dicas

A palavra caril vem da palavra tâmil “kari” que significa “molho”. É talvez uma das receitas mais conhecidas e apreciada por muitos. Por isso, quisemos partilhar formas de cozinhar caril – receitas & dicas, para que tire todo o partido deste molho maravilhoso.

Ora bem, para começar é importante saber que para um indiano, caril é qualquer vegetal, carne ou peixe cozido num molho cremoso e acompanhado com arroz. No entanto, na Europa, o caril é entendido como uma mistura de várias especiarias. Esta diferença estabeleceu-se durante o tempo da colonização britânica. Os ingleses gostavam muito de pratos cozinhados nestes molhos. Porém, quando perceberam a complexidade de todas as variações e ingredientes, decidiram criar uma mistura de especiarias padrão e comercializá-la sob o nome de “curry”.

Assim sendo, o caril combina vários ingredientes, como curcuma, sementes de coentros, funcho e cominhos, gengibre, noz moscada, cardamomo, pimenta preta, piri piri e mostarda da Índia. E é esta mistura, que faz dele uma explosão de sabores. E que combinado com o leite de coco fica ainda melhor.

Além de saboroso, o caril é também um excelente aliado no combate a problemas cardíacos e vasculares, por exemplo. Está também provado que o uso frequente de caril ajuda o cérebro a libertar endorfinas, criando a sensações de bem-estar, que são essenciais para a nossa saúde física e mental!

Dicas para um sabor mais suave

E é possível amenizar o seu sabor forte usando banana ou maçã verde na sua confecção. Uso muito este truque para que os miúdos gostem e consumam caril.

Faça um refogado com cebola, alho e azeite ou óleo de coco, junte a maçã verde aos bocadinhos e a banana. Deixe apurar. No final junte o leite de coco ou as natas e triture tudo.

fica muito cremoso e mais suave!

Se, por outro lado, gostar de um caril bem apaladado e quiser tirar ainda mais partido de todos estes aromas, pode aquecer este pó amarelo torrado e cheiro intenso numa frigideira quente, para que solte todos os óleos e fique ainda mais delicioso.

Depois de todas estas dicas, tenho a certeza que vai gostar destas sugestões que lhe deixamos!

caril de frango com arroz de coco super rapido

Caril de frango com arroz de coco

E este caril de frango com arroz de coco transporta-me até locais bem exóticos. Venha ver como fazer esta receita deliciosa! 

caril de camarao e ananás

Caril de camarão e ananás

Preparem-se, porque a temperatura vai subir com este delicioso caril de camarão e ananás! Esta receita, cheia de sabor e de personalidade é perfeita para quem gosta de sabores exóticos, condimentados e quentes!

logo intermarche

Se gostou das nossas formas de cozinhar caril – receitas & dicas, então, venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.

Novidades sempre em primeira mão!

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades exclusivas que temos para aí.

RECEITAS ECONÓMICAS

Cozinhar para o mês inteiro com apenas 150€. Consiga meter a sua família a comer melhor e mais barato.