Alimentação infantil: comida para todos

alimentacao infantil comida para todos

Alimentação infantil: comida para todos

Ser pai e mãe é maravilhoso, mas também muito desafiante. Os bebés passam por várias fases que precisam quer da adaptação deles quer da nossa. E a alimentação é daquelas coisas que mais nos preocupa, enquanto pais. Por isso, e depois de dois filhos e alguma experiência, partilho este manual alimentação infantil: comida para todos! Espero que seja útil e que ajude a tornar mais fácil a introdução alimentar.

Durante o primeiro ano, além das cólicas (quando há) e dos padrões de sono, a alimentação é daquelas coisas que mais nos preocupa. Ali por volta dos 9/10 meses, em que eles já começam a comer de tudo, há uma enorme curiosidade pela nossa comida.

Assim sendo, é uma excelente altura para começarmos a fazer comida para todos, poupando tempo, dinheiro e algumas birras! Mas para isso, precisamos de alguns cuidados.

Se quiser começar a introduzir a comida da família, preocupe-se sempre com o tamanho da comida. Para eles os pedaços de carne, peixe, legumes, deve ter um tamanho seguro para que não se engasguem. E tudo deve ser bem cozinhado e macio.

Além disso, o sal e condimentos mais fortes, devem ser evitados. Pode depois no prato temperar a sua comida, mas quando a confeccionar opte por ervas aromáticas, por exemplo. Até aos 12 meses, a comida do bebé não pode ter sal.

Escolha gorduras saudáveis, como o azeite. Evite fritos e óleos saturados. A gordura boa é muito importante para o desenvolvimento do cérebro do bebé.

Evite temperar ou cozinhar com bebidas alcoólicas, como cerveja ou vinho branco. Apesar do álcool evaporar, não é a melhor opção. Nesta idade, o leite de vaca também ainda não foi introduzido, então evite molhos brancos, como o bechamel, por exemplo.

Escolha dos ingredientes

Outra coisa muito importante, é a escolha da matéria prima dos nossos cozinhados. Opte sempre por ingredientes frescos e se puder biológicos. Hoje em dia, os supermercados têm uma vasta oferta e de qualidade. Evite embalados e produtos com aditivos e conservantes. Quanto mais fresco e natural, melhor!

Assim sendo, vamos a algumas ideias que podem ser adaptadas para toda a família:

Jardineira de vitela

jardineira de vitela
Uma ótima opção para esta fase. Os pedaços de carne e batata podem ser esmagados e desfiados, facilitando a oferta deste prato ao bebé.

“Empadão” de vitela e couve flor

O empadão é sempre uma ótima opção para esta fase. Pode triturar a couve flor e omitir o queijo ralado.

Palitos de frango

Livro A Pitada do Pai - Choco Frito
O formato ideal para eles irem explorando com segurança.
logo intermarche

Se gostou das nossas ideias para alimentação infantil: comida para todos venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.

Banner Aqualuz Tróia e Lagos onde se pode ver o mar, por do sol e uma pessoa dentro de água. Até 20% de desconto para reservas directas promocode PITADAPAIVER22.
Sem comentários

Submeta um comentário