Bolo de batata doce, nozes e framboesas

Cá por casa continuamos nas invenções de bolos saudáveis sem açúcar para toda a família. Mas hoje trago-vos um bolo que não foi feito por mim, mas sim pela minha mãe (que cozinha maravilhosamente). No passado fim de semana quando visitámos os meus pais, formos surpreendidos por este bolo com um aspecto delicioso e também por ser totalmente saudável! Ficámos muito contentes por também eles estarem a seguir o nosso caminho da alimentação saudável. Ficámos ainda mais felizes, depois do provarmos e nos deliciarmos.

Bom, não vos vou fazer salivar muito mais tempo, aqui fica a receita para replicarem e se deliciarem saudavelmente em família 🙂

Ingredientes

  • 1kg de batata doce (cozida)
  • 2 iogurtes gregos naturais (ou 2 iogurtes naturais)
  • 3 ovos
  • 100gr de pepitas de cacau cru
  • 1/2 chávena de nozes picadas
  • 1/2 chávena de framboesas ou mirtilos
  • compota sem açúcar (para o topping)
  • raspas de lima
  • 1 colher de chá de canela.

Desta vez decidimos colocar esta compota de fruta da Prozis, sem açúcar, como topping antes de ir ao forno … Uma verdadeira delícia!! Aproveite 10% de desconto em todos os artigos, basta usar o cupão APITADADOPAI.

Para saber mais, basta clicar na imagem

Passos

  1. Descasque e coza a batata doce, com um pau de canela.
  2. Depois de cozida escorra-a e esmaga-a com um garfo, deixe arrefecer.
  3. Depois de fria, adicione deitam os dois iogurtes, as 3 gemas, o chocolate negro, as nozes picadas, as raspas de lima e a canela. Mexa bem e adicione as framboesas.
  4. Envolva gentilmente com as claras batidas em castelo
  5. Deite numa forma e leve ao forno por cerca de 25mins a 180ºC. (Como usamos forma de silicone não colocamos farinha ou “gordura” na forma).

 

Fonte: idea e receita original – Chef Hernâni – http://tviplayer.iol.pt/programa/voce-na-tv/53c6b3153004dc006243b077/video/582c467f0cf29175b3ab4b97

 

3 razões fantásticas para seguir A pitada do Pai em Outubro

Saiba tudo no patreon.com/apitadadopai e no nosso canal de Youtube (é importante subscrever para não perder Pitada dos nossos vídeos)
  1. Programa Na Cozinha com o Pai – Marília Pereira (02/10) O Bebé Sabe
  2. Workshop online – Baby Led Weaning (patronos) 
  3. Workshop online – Lancheiras para regresso às aulas (patronos) 

Saiba tudo no patreon.com/apitadadopai e no nosso canal de Youtube (é importante subscrever para não perder Pitada dos nossos vídeos)

29 comentários

  1. Olá!
    Como é possível que as 100g de chocolate não dêem cor ao bolo? Obrigada
    Bom domingo

  2. Ana Maria Ribeiro Gonçalves

    Eu fiz e o meu ficou castanho, do chocolate, claro! Por que é que o da imagem não ficou?

    • apitadadopai

      Olá Ana,

      nós colocámos o chocolate em pepitas, pode ser essa a diferença 😉
      Mas gostaram do resultado final? 🙂

      • Ana Maria Ribeiro Gonçalves

        Olá! Eu derreti o chocolate quando as batatas ainda estavam mornas. Adorei o bolo e vou experimentar como tem a receita. Obrigada. Continuação de belas e deliciosas receitas.

  3. Qual é o diâmetro da forma que utilizam?

  4. Fiz hoje o bolo, mas derreti o chocolate. Os 25 minutos no forno não cozeram o bolo. Acrescentei mais 20 minutos. Quando desenformei o bolo desmanchou-se. Estava saboroso, mas não correu bem a parte da firmeza.

    • apitadadopai

      Olá Sandra,

      possivelmente a batata doce deveria estar mais seca (ou pelo tipo de batata doce), pela consistência e pelo tempo que levou no forno.
      Da próxima corre melhor 🙂

  5. Estou ansiosa para fazer este bolo. 😀 Parece delicioso! Logo que o faça venho aqui partilhar. Muito obrigado pelas receitas fantásticas! Sempre defendi que os homens são os melhores cozinheiros (cá em casa confirma-se). 😀

    • apitadadopai

      Obrigado pelas suas palavras 🙂
      Também estamos ansiosos que prove e queremos saber se realmente gostaram 😉

      PS: cá em casa também se confirma o que disse dos homens 😉

  6. Ana Margarida Simoes

    Eu tentei a receita é o bolo simplesmente não cozeu… mais de hora e meia no forno, manteve-se totalmente cru. Alguma reacção química o impediu certamente. Já aconteceu a alguém mais? Terá a ver com os iogurtes não serem gregos ou algum elemento avido? Obrigada

    • apitadadopai

      Olá Ana Margarida

      algo correu mal, só pode ter sido da batata doce, não me parece que tenha a ver com os iogurtes. Possivelmente a batata doce deveria estar mais seca (ou pelo tipo de batata doce), pela consistência e pelo tempo que levou no forno.
      Da próxima corre melhor 🙂

  7. Boa tarde! Será que posso substituir o chocolate pela farinha de alfarroba? É que a minha filha tem 23 meses e ainda não lhe dou chocolate! Obrigada

    • Olá Joana,

      pode nem colocar chocolate, aqui seriam pepitas por isso não recomendamos substituir por farinha de alfarroba. Mas de qualquer forma pode experimentar 😉

      Depois conte-nos tudo

  8. Boa tarde,
    Antes de mais, parabéns pelo Blog. Sou fã de uma alimentação saudável e apetitosa para os miúdos aderirem mas nem sempre é fácil encontrar boas receitas. Por favor, continue!
    Agora a minha pergunta. O bolo de batata doce pode ser feito sem chocolate?
    Muito obrigada!

  9. o bolo leva 100 gr chocolate mas na foto o bolo é amarelo!!! como pode ganhar consistência se leva iogurte batata doce…
    a foto é enganadora…

    • Olá Cidália,

      todas as receitas que são colocadas são feitas por nós. Existem diversas pessoas que nos seguem e que já replicaram o bolo.
      O chocolate é em pepitas e por norma não afecta a cor do bolo. Relativamente à consistência é exactamente a que está na foto.

  10. O bolo esteve uma hora e meia no forno e não cozeu. O que poderá ter corrido mal?

  11. Olá! O bolo está neste momento no forno. Não sei como ficará, mas só agora a ler os comentários é que reparei que usou pepinas. Talvez fosse melhor esclarecer isso nos ingredientes. Provei a massa e achei que está demasiado amarga exactamente por causa do cacau em pó que usei.
    Espero que corra bem! Obrigada por partilhar estas receitas connosco!

  12. O meu bolo está no forno mas tenho a impressão que não irá cozer…. As batatas foram bem escorridas. Há para aí um segredo nesta receita….

  13. Afinal ficou bom com a mesma textura da imagem! 🙂

  14. Angela Abreu

    Boa tarde! Há uma incongruência entre os ingredientes e a preparação. Afinal coloca se raspa de lima ou de tangerina? Obrigada

Deixar uma resposta