A solução “radical” para umas boas noites de sono

Após 18 meses de noites não muito bem dormidas, decidimos procurar uma solução para este “problemazito”… O dormir pouco! Papás e mamãs alguém com este problema? (então este post é para vós!!)

Como qualquer papá e mamã, escolhemos o berço que nos pareceu melhor para o quarto do nosso bebé, mas infelizmente o colchão que comprámos tinha “picos”… Invisíveis é verdade, mas tinha “picos”, seguramente! Foi esta a justificação que encontrámos para o facto de dormir tão bem na cama dos papás, mas quando o tentávamos “passar” para o berço dava um salto e acordava ! Outros pais terão tido sorte e comprado um colchão “normal” e onde os seus bebés dormem profundamente. Se é este o seu caso, sentimos alguma inveja 😛

Além desta justificação que nos parece plenamente válida (ou se calhar não)… o “nascer” dos dentes, o “vício de mamar*” durante a noite, o não querer estar sozinho, aliado ao facto de se mexer muito quando dorme e bater nas grades da cama… foram alguns duns fatores que contribuíram para noites mal dormidas! Efectivamente tínhamos um problema que queríamos resolver, até porque o bebé também quer dormir.

*a utilização da expressão “vicio de mamar” é apenas uma “força de expressão” razão pela qual está entre aspas.

Após lermos bastante… decidimos uma medida meio radical (método Montessori)! Como o L já é um bebé grande (18 meses), decidimos dizer adeus ao berço e passámos a sua cama para o chão. Assim damos-lhe autonomia de sair e entrar da cama quando quer, e sobretudo damos lhe espaço! (Algo que uma criança muito ativa e irrequieta como ele quer.) Assim dificilmente cai da cama, e mesmo que caia, a altura é bem baixa.

Nota: quando preparar o quarto, ponha-se ao nível do seu filho e veja todos os perigos e mais algum, que ele possa inventar. A imaginação deles, consegue ser bem mais fértil que a nossa! Além disso não se esqueça de deixar fechadas as portas de outras divisões da casa.

Honestamente não esperávamos que corresse tão bem! Adora chegar ao quarto atirar-se para o colchão e tem feito um “oh-oh” de quase 7 horas seguidas!
Vamos na 7ª noite seguida e continuamos sempre atentos, aos passitos dele durante a noite… Esta noite pegou na luz de presença e veio para o quarto dos papás a cantar o “Olá, olá” do Panda… Haverá melhor despertador que este? 🙂

Boas noites!!

9 meses depois alguns factos:

  • A maioria das noites dorme na cama dele, há noites em que acorda e ou vai o pai ou a mãe para a cama dele, ou vem ele dormir o resto da noite para o meio de nós.
  • Existem noites em que adormecemos todos ao mesmo tempo na nossa cama e só damos por isso quando acordamos com o despertador!
  • Nas ultimas semanas, à hora de deitar, vamos todos para o quarto dele e deitamos e contamos histórias (apenas com a luz de presença acesa) enquanto ele está na cama… Muitas vezes ainda está aos saltos, ou a cantar ou a falar, mas vai acalmando e acaba por adormecer. Muitas vezes ainda recorre à mamã para adormecer.
  • Esta noite quando ouvimos os passinhos deles já andava no corredor, perto da porta da rua. Todas as portas da casa ficam fechadas excepto a do quarto dele e a nossa, para que nada de mal possa acontecer!

⚠️Ajuda⚠️
▶️Conhecem casos de casos mal sucedidos de “licença parental”? Pessoas que tenham perdido o emprego?

▶️Conhecem pais que tenham sido eles a ficar com a licença parental? Se quiserem partilhar (enviem mensagem privada)

Veja aqui algumas receitas indicadas para si

Primeiras Papinhas
Gomas
Salame
Bolos de aniversário
Bolas energéticas
Muffins
Nuggets
Pão de frigideira


“Porque dormir bem é tão importante como comer bem…”

Livro A Pitada do Pai com receitas novas e exclusivas, saudáveis e que sabem bem. Já na 3ª Edição! A Prenda indicada para este Natal
Saiba mais aqui

Livro A Pitada do Pai – Já à venda nas livrarias e hipermercados 🙂

?Livro à venda em todo país nas livrarias e hipermercados.
Fnac https://goo.gl/wSkgq1
Wook https://goo.gl/AkJzvy
Bertrand https://goo.gl/W524M9

Novidades sempre em primeira mão!

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades exclusivas que temos para aí.

Ebook “Lanches Saudáveis para a Escola e o Trabalho”

Delicie-se com os lanches maravilhosos que vai aprender a fazer com o nosso ebook! Receitas simples, fáceis, que rendam e muito saborosas – para miúdos e graúdos!