Dicas para aproveitar fruta de outono

Umas das coisas mais importantes de uma alimentação saudável é respeitar a sazonalidade dos alimentos! E por isso queremos antecipar esta questão e deixar já algumas dicas para aproveitar fruta de outono.

O nosso corpo tem necessidades diferentes consoante as estações do ano. Ao consumirmos o que a terra dá em cada estação, também estamos a ingerir o máximo dos seus nutrientes.

O Outono é especialmente rico em variedade de frutas. Com ele vêm:

  • Laranjas
  • Tangerinas
  • Romãs
  • Dióspiro
  • Maçã
  • Pêra
  • Marmelos
  • Nozes

Bem como legumes variados:

  • Abóbora
  • Batata doce
  • Tomate
  • Grelos
  • Agrião
  • Espinafres

Dicas para não desperdiçar

A fruta, por vezes, deteriora-se mais depressa do que esperamos. Para evitar isso, pode guardá-la no frigorífico. Isso vai prolongar a sua duração.

Retire, imediatamente, a fruta que começa a apresentar bolor ou algum tipo de putrefação. Isto porque, estas frutas, rapidamente, contaminam as outras.

A congelação é sempre uma boa opção também. Pode depois usar em sumos, batidos ou smoothie bowls.

Para dar exemplos mais práticos, pode aproveitar os dióspiros mais maduros, juntar um abacate e fazer uma mousse de fruta deliciosa e nutritiva.

Já as romãs pode fazer um sumo e congelar em couvetes de gelo, para usar sempre que quiser. Pode, igualmente, fazer o mesmo processo com o sumo de laranja e tangerina. Além disso, se quiser aproveitar mesmo tudo, rale a casca primeiro e congele em caixas. Depois, pode usar para aromatizar bolos, panquecas, bem como bolachas.

Entretanto, no caso das nozes, pode guardá-las no congelador. Desta forma, evita que rancem. Pode, igualmente, tostá-las no forno e guardá-las, depois de frias, num frasco hermético. Se preferir faça uma deliciosa granola caseira.

Da mesma forma, o tomate costuma estragar-se bastante depressa.

Para não desperdiçar, faça uma cruz, com a faca, na base do tomate, escalde com água a ferver e depois retire facilmente a pele. Triture e congele em doses individuais. Pode usar em estufados, refogados, etc.

Legumes

Além das frutas, os legumes, por vezes, têm um tempo de vida limitado. E por isso, devemos estar atentos para que não se estraguem completamente. Com a abóbora pode fazer compota ou assá-la com azeite e especiarias e depois reduzi-la a puré e congelar. Sempre que precisar, use em sopas, por exemplo.

A batata-doce, pode cozê-la a vapor, triturar e congelar em doses. Quando quiser usar, descongele, volte a colocá-a ao lume com manteiga e um pouco de leite e terá um fabuloso puré para usar em várias receitas.

As folhas verdes como o espinafre, podem ser lavadas e cozidas em água a ferver por 3 minutos. Mas é importante que passe depois por água fria para interromper o cozimento. Seguidamente, esprema bem a água. Depois disso, pode congelar.

Receitas

Além destas dicas, use a fruta, bem como os legumes de outono, nestas deliciosas sugestões de receitas. Afinal, ideias não faltam!

pão de abóbora e frutos secos

Pão de abóbora e frutos secos

As cores outonais começam a chegar e com elas as receitas mais consistentes e quentinhas, como este pão de abóbora e frutos secos. Este pão, além de lindo e colorido é macio e muito nutritivo. Torrado com um pouco de manteiga é uma tentação.

marmelada sem açúcar

Marmelada sem açúcar

Deliciosa e sem açúcar! Uma excelente opção para não desperdiçar maçãs ou marmelos! Até pode aproveitar e fazer uma quantidade maior e oferecer no Natal!

pão de banana sem gluten

Pão de banana sem glúten

O pão de banana (ou banana bread) é uma receita clássica de comfort food, que deixa todo o ambiente com o seu cheiro inconfundível. A receita que lhe trazemos é a nossa receita de pão de banana favorita. O que é bom é para ser partilhado, por isso prepare os ingredientes e vamos pôr as mãos na massa! 

brownies batata doce

Brownies de batata-doce

É difícil não babar só de olhar para a foto, mais difícil ainda é acreditar que são saudáveis! Basicamente são feitos de batata doce e apenas levam farinha de amêndoa e coco.

logo intermarche

Se gostou das nossas dicas para aproveitar fruta de outono, então, venha conhecer a marca PorSi e veja ainda mais receitas Intermarché.

Novidades sempre em primeira mão!

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades exclusivas que temos para aí.

RECEITAS ECONÓMICAS

Cozinhar para o mês inteiro com apenas 150€. Consiga meter a sua família a comer melhor e mais barato.