Papas caseiras de aveia e pêra (a partir dos 7meses)

Ontem foi o ultimo dia de férias e decidimos fazer um lanchinho para o L., que também desse para os papás. O L. apesar de só ter 2 dentinhos, já mastiga razoavelmente bem e como já fez a introdução do glúten, decidimos fazer umas papas de aveia e pêra.(na alimentação do L. tentamos que pelo menos todos os legumes e vegetais sejam biológicos)

Nota: a aveia apesar de não ter glúten, pode conter vestígios de glúten.

As receitas de papinhas caseiras são uma ótima alternativa às papas de supermercado que, ou são carregadas de açúcar, ou se estão isentas de açúcar são bem mais caras.

Dica: Pode fazer quantidade que dê para 2/3 vezes e guardar no frigorífico, ou mandar para um lanchinho na creche.

(Veja aqui as novidades que existem para a alimentação do seu bebé)

Papas de aveia, arroz, milho são de facto uma alternativa e são bastante fáceis de fazer. Prometemos mais receitas de papinhas caseiras brevemente.

Papinhas de aveia e pêra (2 porções)

Ingredientes

  • 60 gr de aveia integral
  • 2 pêras maduras (partidas aos cubinhos, de preferência biológicas)
  • 200 ml água
  • 1 pau de canela

Passos

  1. Lave e descasque as pêras e parta em cubinhos.
  2. Num tachinho, coloque a aveia, as pêras, a água e o pau de canela.
  3. Vá mexendo e deixe levantar fervura. Mantenha a lume brando, por 5-7minutos, vá mexendo para evitar que a aveia se agarre ao fundo do tacho.

Nota: Se achar que os pedacinhos de pêra, ficam um bocadinho grandes, no final com um garfo, esmigalhe um pouco os pecados de pêra.

O L. como é seu hábito comeu tudo… Ao darmos a papa estávamos com algum receio, pois aveia apesar de cozida consegue se sentir, assim como os pedacinhos de pêra… Mas ele mastigou, saboreou e adorou 🙂

 

12 comentários

  1. Olá, obrigada pela partilha. Também por aqui fazemos papas caseiras e tem corrido bastante bem. Uma dúvida: a partir dos 7 meses por causa da canela, certo? Obrigada!

    • Olá,
      exatamente, aqui coloquei que era a partir dos 7 meses, devido à colocação do pau de canela.
      De todo o modo, o pau de canela pode ser opcional.
      Espero que goste 🙂

  2. Ana Bessa

    Reparei que tem a aveia em água, demolhou previamente como fez com a quinoa? Obrigafa

    • Olá Ana,

      quer a quinoa quer a aveia eu demolho sempre, tal como faço com quase todos os cereias (para serem ativados, pois o cereal está “adormecido”). Cozendo os mesmos de seguida 🙂

  3. Boa noite,
    Fiz pela primeira papa caseira e escolhi esta sua receita. Fiquei com uma dúvida…. Quanto tempo pode ficar guardada no frigorífico? 1 dia? Dois dias?
    Grata pela atenção

  4. Muito obrigado por gostar de nós Joana 🙂

  5. Obrigada por estas receitas deliciosas. O meu filho tem 9 meses e adorou está papa. Começamos hoje as receitas mais saudáveis de papas e iogurtes .

  6. Marta Ferreira

    Bom dia 🙂
    Este tipo de papas de aveia com fruta devem preferencialmente ser comidas quentes ou frias? Por exemplo, quando fazemos em dose extra e guardamos no frigorífico, podemos dar assim frias ou devemos aquecer? Como aconselha a fazer? Obrigada

Deixar uma resposta