Iogurtes Skyr – Sim, não ou talvez?!

Iogurtes Skyr – Sim, não ou talvez?!

Depois da nossa primeira publicação e de termos deixado algumas questões no ar relativamente à consistênciasabor valores nutricionais dos Skyr, voltamos para vos responder a todas as vossas questões, com a preciosa ajuda da nutricionista Ana Isabel Monteiro (blog Laranja-lima), o qual agradecemos mais uma vez.

Depois de estarem esgotados, lá conseguimos provar e do nosso ponto de vista, a consistência e o sabor não nos convenceram. Na realidade são bastante consistentes sim, e tal como já tínhamos lido, assemelham-se mais ao queijo quark do que propriamente com um iogurte grego (cheio de cremosidade). O natural praticamente “não sabe a nada”, já o de aromas é um pouco mais agradável e apelativo ao nosso paladar.  O nosso lado mais criativo, levou-nos logo a pensar que estes iogurtes podem ser uma boa alternativa para fazer cheesecake, para temperar e barrar no pão, ou até mesmo utilizado em batidos.

Se cozinhar e combinar sabores é a nossa praia, deixamos a análise nutricional e os conselhos da nutricionista, para quem sabe, a nutricionista Ana Isabel Monteiro

Se o sabor não convence, em termos nutricionais a coisa muda de figura, os Skyr são realmente interessantes. De uma forma muito simples e quando “comparado com o iogurte grego natural”, sabemos que tem mais do dobro de proteína (11,9 g contra 4,6 g) e 10 vezes menos gordura (0,2 g contra 10 g). Comparando com um “iogurte natural”, os Skyr tem quase 4 vezes mais proteína (11,9 g contra 3,2 g) e 4 vezes menos gordura (0,2 g contra 4,4 g).”

O L. provou um bocadinho e gostou (pudera ele gosta de tudo), mas ainda assim não consideramos que seja um alimento indicado para crianças.

São indicados para crianças?

O elevado teor de cálcio é benéfico para o desenvolvimento de ossos e dentes fortes nas crianças, embora uma embalagem inteira possa ser excessiva em algumas idades devido à quantidade de proteínas. Ainda assim parece nos mais indicado continuar a preferir o iogurte natural, garantindo que tem menos de 5g de açúcar por cada 100g de produto (açúcar naturalmente presente e não adicionado).

Se procurar alternativas interessantes de iogurtes para as suas crianças, conheça os nossos “Danoninhos” saudáveis 🙂

Para aceder à receita completa, basta clicar na imagem

Ideais para pré-treino ou pós-treino?

“Pelo elevado teor proteico, poderia pensar-se que é um excelente alimento para atletas no pós-treino, enquanto recuperador muscular; no entanto, a proteína presente nos iogurtes Skyr é a caseína e não a proteína do soro do leite, que é de absorção mais lenta. Assim sendo, o mais aconselhado é comer estes iogurtes como snack ao longo do dia, ou à noite, prevenindo o catabolismo noturno.”

Assim onde devemos incluir os Skyr ao longo do dia?

“Por ter tanta proteína, o Skyr não deve ser incluído na dieta sem efetuar alguns ajustes, pois o excesso de proteína pode causar problemas renais. Então se quiser incluir estes iogurtes (ou queijo… ainda não se chegou a um consenso), ou não come o pacote todo, ou reduz a proteína nas restantes refeições, mantendo sempre o exercício físico constante ao longo da semana e a ingestão de água próxima do 1,5L.”

Sabia que… para produzir um Skyr é necessário uma grande quantidade de leite quando comparado com os iogurtes normais? Isso Implica um gasto extraordinariamente grande de água… água essa que começa a escassear no nosso planeta!

O Skyr basicamente é um produto da “moda” que pode ser interessante, sobretudo para desportistas. Para o dia-a-dia, parece-nos que ficam melhor servidos com iogurtes naturais. Já para crianças também já falámos aqui das nossas alternativas e sugestões, e estamos a preparar novidades “fresquinhas” para vocês

Já provou? Concorda connosco? Dê-nos a sua opinião!

Texto escrito numa colaboração A Pitada do Pai e Ana Isabel Monteiro (blog Laranja-lima)

Azevias ou Pastéis de Grão? O nome não interessa, mas que são deliciosas… São! Veja aqui o passo a passo da receita!

Subscreva o nosso canal de youtube para não perder os nossos vídeos

 

Veja aqui mais receitas de natal…

Azevias de Grão SAUDÁVEIS
As melhores Rabanadas de Natal
Bolo Rainha
Bacalhau de Natal
Bolachas de Natal
Broas de Natal
O que fazer com as sobras de Bacalhau?
Pão de banana
Pão de alfarroba, gengibre e maçã
Peru de Natal no forno

 

Etiquetas:
, , ,
31 Comentários
  • Ligia Valadas
    Publicado às 20:19h, 21 Fevereiro Responder

    Eu fiquei curiosa quando falou nestes iogurtes e tenho tentado provar mas, na loja que frequento, estão sempre esgotados.Hoje graças à sua explicação perdi a curiosidade e não vou comprar.Obrigada por me ajudar.

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 12:59h, 22 Fevereiro Responder

      Olá Ligia,

      a nível de sabor e consistência, esta foi a nossa opinião, somos apenas pessoas e a nossa opinião não vale mais do que a de ninguém 😉
      Conheço várias pessoas que adoram 😉

  • Maria
    Publicado às 23:00h, 21 Fevereiro Responder

    Parabéns… Finalmente leio uma análise a este produto (que continuo a dizer para não lhe chamarem iogurte) como deve de ser.

    Refere vários pontos que ando a tentar explicar a uns tempos, nomeadamente a quantidade de proteína e que por isso não é aconselhado a crianças pequenas e mesmo em adultos temos de ter atenção.

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 12:57h, 22 Fevereiro Responder

      Olá Maria,

      N’A pitada do Pai, tentamos fazer tudo como deve ser e ficamos muito felizes por ter gostado do que escrevems, em conjunto com a Laranja-lima 😉
      Obrigado por gostar de nós!

  • danieesoares
    Publicado às 15:39h, 22 Fevereiro Responder

    Adoro este género de posts que nos informam verdadeiramente! Já os provei e relativamente ao sabor conquistaram-me mais do que um iogurte natural normal ou o queijo quark por exemplo, no entanto a textura não me agrada muito…

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 17:55h, 22 Fevereiro Responder

      Ficamos felizes por se sentir informada Daniela 😉
      (sentimento de dever cumprido)

  • Diana Xavier
    Publicado às 16:12h, 22 Fevereiro Responder

    E o consumo deste produto por gestantes? O que acham?

  • Magda
    Publicado às 16:50h, 22 Fevereiro Responder

    Olá Rui.
    Para mim – que consigo comer quark como se de um iogurte se tratasse, os Skyr naturais foram um a agradável surpresa, ali a meio caminho entre o quark e o grego, no que a textura diz respeito. Se os mexermos bem ficam “cremosos” o suficiente para me saberem a iogurte. E por serem naturais permitem que adicionemos alimentos para complementar os lanches, por exemplo. Com gelatina, com fruta, com granola…

    Aproveito para V/ colocar uma questão que não sei se eventualmente já foi abordada (confesso que pesquisei no V/ arquivo mas pode ter-me escapado e não queria tornar-me repetitiva).
    Que apreciação V/ merecem os Iogurtes Bio Organic Natural da Milbona? Introduzimo-los na alimentação, incluindo de uma criança de um ano, e gostamos muito, apesar de nutricionalmente ter mais gordura e mais açúcar do que outros, parecem-nos ser uma excelente e saudável alternativa. Gostava muito que se pronunciassem sobre este assunto, se V/ parecer oportuno.
    Bem-haja.
    Magda

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 17:47h, 22 Fevereiro Responder

      Olá Magda,
      e obrigado pelas suas palavras 🙂
      Nós gostamos e de vez em quando compramos, o L também gosta. Consumimos lacticinios com alguma moderação, mas esses são bio e naturais, parecem-nos uma boa escolha 😉
      Espero ter ajudado 🙂

  • Alexandra rosa
    Publicado às 21:33h, 22 Fevereiro Responder

    E sabem a influencia em diabeticos? Sao aconselhados ou nao?

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 18:00h, 01 Março Responder

      Olá Alexandra,
      sobretudo os naturais, não terão problema pois não tem açúcar adicionado. Neste campo, não diferem de outros iogurtes naturais.

  • Sara Neves
    Publicado às 23:26h, 22 Fevereiro Responder

    Boa noite. Só consumo metade de uma embalagem pois considero excessiva a dose por inteiro. Só consumo os naturais pois os de fruta tem alguns elementos que prefiro evitar. Pratico exercício físico e com base numa alimentação equilibrado vou variando entre estes, naturais magros, líquidos magros, quark com gelatina entre outros.
    Desta forma, penso que o essencial é variar pois o nosso organismo precisa de um pouco de tudo.

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 17:59h, 01 Março Responder

      Olá Sara,
      tal como refere, equilíbrio e variedade, são a chave duma alimentação equilibrada 🙂

  • Diana Lima
    Publicado às 12:10h, 23 Fevereiro Responder

    Olá 🙂

    Gosto muito desses iogurtes Skyr! Os meus preferidos são o de mirtilo e o de framboesa!! Acho que em termos nutricionais são bastante satisfatórios!! Em termos de consistência a mim agradam-me imenso, já consumia quark por isso acho os semelhantes!! Sou gestante e costumo consumir um iogurte destes por semana, por uma questão de preço apenas :):):)

    Tenho seguido o seu site e tenho gostado imenso, tem me dado muitas ideias e elucidado para outras para quando o meu pequeno nascer!!!

    Obrigada 🙂

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 17:58h, 01 Março Responder

      Olá Diana,
      obrigado pelos seu comentário e elogio 🙂
      A parte do sabor são mesmo gostos, a parte nutricional não é “connosco” 😉

      Felicidades para si e para a família!

  • Joao Mendes
    Publicado às 13:46h, 23 Fevereiro Responder

    Quero aproveitar para também lembrar outro pormenor relativamente ao SKYR. Fujam aos SKYR´s de sabores. No entanto tenho visto muitos Amigos(as) com fotos deles todos pelos seus facebooks. É claro que cada um consome o que quer. Os de sabores para além de mais caros e darem menos 3gr de proteína que o natural, contêm os piores adoçantes (aspartame, Acessulfame K…), água adicionada, corantes… foi simples, quiseram igualar a informação nutricional do SKYR natural e não há milagres. A informação nutricional perfeita/ingredientes de um iogurte, para mim é a do SKYR natural: apenas leite magro, culturas e coalho. Nada mais…

    Se não gostam do sabor do SKYR natural, uma colher de café de mel já faz a diferença. Ou então piquem uma manga ou outro fruto mais doce e adocem com fruta natural. Juntem muesly, etc…

  • andreia
    Publicado às 22:25h, 23 Fevereiro Responder

    O que me aborrece nos iogurtes de fruta sao os aromas e conservantes, alem da,quantidade de açúcar.tenho um filho alergico a um.conservante existente nos iogurtes k conteem fruta, o sorbato de potassio, é apenas mais um entre tantos. Cremes vegetais, paes tipo bolicaos molhos todos contem este produto para aumentar a sua durabilidade. Acho interessante o iogurte ja,agora tem informacao da composicao dos que teem fruta? Ainda nao consegui tocar em.nenhum nunca ha ! Obrigada

  • António
    Publicado às 22:28h, 23 Fevereiro Responder

    Boa noite obrigado pelo artigo, está muito interessante e completo. Uma nota apenas o cálculo comparativo de gorduras está errado…

  • Vania
    Publicado às 13:14h, 24 Fevereiro Responder

    Adoro! Principalmente os naturais. Consistencia muito boa, sabor limpo! Ideal para cozinhar em substituto das natas. Estou fã. Os de sabores nem tanto… muito artificial o sabor! Acham amargos? Adicionem uma pitada de stevia. Parece uma sobremesa de natas 🙂

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 18:04h, 01 Março Responder

      Olá Vânia,
      relativamente ao sabor, não é o ser amargo, é a ausência de sabor que não nos convenceu. Não é de todo o ser amargo, porque não os consideramos mais amargos que os naturais, que são os que normalmente consumimos. Apenas não nos convenceram 😉

  • Maria César
    Publicado às 21:19h, 25 Fevereiro Responder

    Olá! Mas assim sendo, já agora conseguem dizer qual será então o melhor iogurte, qd fazemos realmente dieta c intenção de emagrecer? Obg! ?

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 17:56h, 01 Março Responder

      Olá Maria,
      pelo que diz, pode comer os skyr ou iogurtes naturais. Tudo depende um pouco do resto da alimentação.

      • Maria César
        Publicado às 14:54h, 02 Março Responder

        Obg! ?

  • Monica
    Publicado às 21:08h, 06 Março Responder

    Olá, artigo muito interessante e que acaba por complementar alguma da informação que já tinha lido aqui e ali. Ainda ponderei a “prova” mas ao ler a composição constatei aspartame como sendo um dos ingredientes.. qual a vossa opinião quanto a isto?

  • Antonio Perry
    Publicado às 16:47h, 07 Abril Responder

    Tenho de rebater a ideia exposta de que estes iogurtes gastam 4x mais água que os normais e de que deveremos pensar nisso antes de os consumir devido à falta de água no planeta.
    Esta ideia é uma falácia.O planeta é constituido em 2/3 por água. O argumento de que é cara a desalinização é outra falácia.Já há vários paises que se abastecem de agua desalinizada.Estou a lembrar-me dos Emiratos Arabes,da Arabia Saudita e de Aruba.E agora que temos as membranas de oxido de grafeno a desalinização vai sair mesmo muito barata e efetiva.Para faze-la chegar onde é precisa serão precisos aquedutos que já os romanos construiam e que agora poderão ser tubos enterrados como os gasodutos e aquedutos

  • Ana Delgado
    Publicado às 18:18h, 19 Abril Responder

    Olá a todos,

    Comprei no Jumbo de Alfragide o Skyr da San Tonelli com aveia !!!

    É muito bom!!!! e é Portugues !!!!!

    Já viram outros sabores???

    Ana

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 12:45h, 28 Abril Responder

      Olá Ana,

      ainda não conhecemos esse Skyr que fala.
      Quando conseguirmos comprar, iremos provar, mas não ficámos muito fãs dos Skyr.
      Obrigado

  • Azulnauta
    Publicado às 13:55h, 28 Abril Responder

    O Skyr vai ganhar o prémio de melhor marca no que toca a marketing viral: https://www.publico.pt/2017/04/27/fugas/noticia/skyr-e-queijo-1770108

  • Rui Oliveira
    Publicado às 23:45h, 09 Maio Responder

    Olá,

    O meu comentário é no sentido de rever o que escreveu, eu também sou blogger, por isso reparo nestes pormenores:

    Se o sabor não convence, em termos nutricionais a coisa muda de figura, os Skyr são realmente interessante. < falta um S

    De uma forma muito simples e quando “comparado com o iogurte grego natural*, sabemos que tem mais do dobro de proteína (11,9 g contra 4,6 g) e 10 vezes menos gordura (0,2 g contra 10 g). (0,2 contra 10 não é menos 10 vezes)

    Comparando com um iogurte natural original*, o Skyr tem quase 4 vezes mais proteína (11,9 g contra 3,2 g) e 4 vezes menos gordura (0,2 g contra 4,4 g).” (0,2 contra 4,4 não são menos 4 vezes).

    Fora isso, bom artigo, eu consumo mas faço ginásio de forma intensa, pelo que necessito de uma boa dose de proteína.

    Concordo com o que é dito no artigo, apenas ficou a faltar explicar o que é o catabolismo noturno para quem não sabe o que o palavrão significa 😀

    No meu caso eu uso o Skyr antes de dormir com 2 bolachas ricas em aveia e misturo apenas um pouco de compota caseira para dar sabor ao Skyr. Prefiro adicionar algo ao natural do que os de sabores, sendo que dos de sabores, o que mais gostei foi o de morango.

    • A Pitada do Pai
      Publicado às 09:38h, 25 Maio Responder

      Olá Rui,
      muito obrigado pelo seu comentário e ajuda 🙂 (Artigo corrigido)

      A parte do “catabolismo noturno”, tenho de deixar para a nutricionista 😉

      Ainda bem que gostou, é bastante importante esclarecer e informar, é isso que tentamos fazer!

      Obrigado uma vez mais

Deixar uma resposta