Iogurtes Skyr – Sim, não ou talvez?!

Depois da nossa primeira publicação e de termos deixado algumas questões no ar relativamente à consistênciasabor valores nutricionais dos Skyr, voltamos para vos responder a todas as vossas questões, com a preciosa ajuda da nutricionista Ana Isabel Monteiro (blog Laranja-lima), o qual agradecemos mais uma vez.

Depois de estarem esgotados, lá conseguimos provar e do nosso ponto de vista, a consistência e o sabor não nos convenceram. Na realidade são bastante consistentes sim, e tal como já tínhamos lido, assemelham-se mais ao queijo quark do que propriamente com um iogurte grego (cheio de cremosidade). O natural praticamente “não sabe a nada”, já o de aromas é um pouco mais agradável e apelativo ao nosso paladar.  O nosso lado mais criativo, levou-nos logo a pensar que estes iogurtes podem ser uma boa alternativa para fazer cheesecake, para temperar e barrar no pão, ou até mesmo utilizado em batidos.

Se cozinhar e combinar sabores é a nossa praia, deixamos a análise nutricional e os conselhos da nutricionista, para quem sabe, a nutricionista Ana Isabel Monteiro

Se o sabor não convence, em termos nutricionais a coisa muda de figura, os Skyr são realmente interessantes. De uma forma muito simples e quando “comparado com o iogurte grego natural”, sabemos que tem mais do dobro de proteína (11,9 g contra 4,6 g) e 10 vezes menos gordura (0,2 g contra 10 g). Comparando com um “iogurte natural”, os Skyr tem quase 4 vezes mais proteína (11,9 g contra 3,2 g) e 4 vezes menos gordura (0,2 g contra 4,4 g).”

O L. provou um bocadinho e gostou (pudera ele gosta de tudo), mas ainda assim não consideramos que seja um alimento indicado para crianças.

São indicados para crianças?

O elevado teor de cálcio é benéfico para o desenvolvimento de ossos e dentes fortes nas crianças, embora uma embalagem inteira possa ser excessiva em algumas idades devido à quantidade de proteínas. Ainda assim parece nos mais indicado continuar a preferir o iogurte natural, garantindo que tem menos de 5g de açúcar por cada 100g de produto (açúcar naturalmente presente e não adicionado).

Se procurar alternativas interessantes de iogurtes para as suas crianças, conheça os nossos “Danoninhos” saudáveis 🙂

Para aceder à receita completa, basta clicar na imagem

Ideais para pré-treino ou pós-treino?

“Pelo elevado teor proteico, poderia pensar-se que é um excelente alimento para atletas no pós-treino, enquanto recuperador muscular; no entanto, a proteína presente nos iogurtes Skyr é a caseína e não a proteína do soro do leite, que é de absorção mais lenta. Assim sendo, o mais aconselhado é comer estes iogurtes como snack ao longo do dia, ou à noite, prevenindo o catabolismo noturno.”

Assim onde devemos incluir os Skyr ao longo do dia?

“Por ter tanta proteína, o Skyr não deve ser incluído na dieta sem efetuar alguns ajustes, pois o excesso de proteína pode causar problemas renais. Então se quiser incluir estes iogurtes (ou queijo… ainda não se chegou a um consenso), ou não come o pacote todo, ou reduz a proteína nas restantes refeições, mantendo sempre o exercício físico constante ao longo da semana e a ingestão de água próxima do 1,5L.”

Sabia que… para produzir um Skyr é necessário uma grande quantidade de leite quando comparado com os iogurtes normais? Isso Implica um gasto extraordinariamente grande de água… água essa que começa a escassear no nosso planeta!

O Skyr basicamente é um produto da “moda” que pode ser interessante, sobretudo para desportistas. Para o dia-a-dia, parece-nos que ficam melhor servidos com iogurtes naturais. Já para crianças também já falámos aqui das nossas alternativas e sugestões, e estamos a preparar novidades “fresquinhas” para vocês

Já provou? Concorda connosco? Dê-nos a sua opinião!

Texto escrito numa colaboração A Pitada do Pai e Ana Isabel Monteiro (blog Laranja-lima)

Azevias ou Pastéis de Grão? O nome não interessa, mas que são deliciosas… São! Veja aqui o passo a passo da receita!

Subscreva o nosso canal de youtube para não perder os nossos vídeos

 

Veja aqui mais receitas de natal…

Azevias de Grão SAUDÁVEIS
As melhores Rabanadas de Natal
Bolo Rainha
Bacalhau de Natal
Bolachas de Natal
Broas de Natal
O que fazer com as sobras de Bacalhau?
Pão de banana
Pão de alfarroba, gengibre e maçã
Peru de Natal no forno

 

Novidades sempre em primeira mão!

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades exclusivas que temos para aí.

RECEITAS ECONÓMICAS

Cozinhar para o mês inteiro com apenas 150€. Consiga meter a sua família a comer melhor e mais barato.