Papas de aveia e alfarroba

Se ao almoço e ao jantar existem por norma, mais possibilidades de variar dentro da comida saudável, já ao pequeno-almoço podem faltar ideias para fazer algo saciante e delicioso.

E se umas papas de aveia pode parecer uma ideia desinteressante e “antiquada”, o  que dizer dumas papas de aveia, banana e alfarroba? A banana adoça e a farinha de alfarroba dá um gosto ótimo a “chocolate”. Tudo isto levam umas “simples” papas de aveia para outra dimensão, acreditem!

Sugestão: Pode ralar ou adicionar um quadrado de chocolate negro no topo. Ou frutos vermelhos congelados 🙂

P1000539

Sugestão: Pode fazer o dobro da receita e levar para o seu lanchinho ou do seu baby.

Aveia –  A aveia é um cereal rico em hidratos de carbono, mas estes são de absorção lenta, o que nos deixa satisfeitos durante mais tempo e nos dão muita energia. Basicamente é por isto, que a aveia é ótima para o pequeno almoço, pode comer de manhã e a energia vai sendo libertada gradualmente ao longo da manhã. É ainda rica em proteína, ajuda a evitar a prisão de ventre e a controlar os níveis de colesterol… e agora o mais importante… Não engorda, dá energia e sacia durante muito tempo… é ainda um bom alimento para os diabéticos.

Ingredientes para 2 doses

  • 2 chávena de leite de arroz (pode usar outra bebida vegetal ou água)
  • 1/2 chávena de flocos de aveia (ou flocos de centeio)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba (ou creme de alfarroba)
  • 1 pau de canela
  • bagas de goji
  • sementes de sésamo (ou outras)
  • amêndoa, ou avelãs ou caju
  • essência de baunilha (opcional)

Dica: Depois de servir pode adicionar frutos secos, bagas, sementes ou frutos secos. Para saber mais clique na imagem em baixo.

Encontre os produtos que usámos nesta receita, frutos secos, aveia e creme de alfarroba na Prozis e aproveite 10% de desconto em todos os artigos, basta usar o cupão APITADADOPAI.

 

Passos

  1. Num tacho adicione o leite, a aveia, a farinha de alfarroba, o pau de canela, a raspa de limão e o sal (em lume brando).
  2. Corte a banana em pedaços pequenos e adicione. Vá mexendo, deixe levantar fervura e está pronto a servir.

 

5 comentários

  1. Gisela Nunes

    Que óptima sugestão! Vou experimentar. Só tenho uma dúvida, esta receita pode ser dada aos nossos bebés a partir de que idade? Tenho sempre dúvidas acerca dos leites vegetais e dos frutos secos. Obrigada

    • apitadadopai

      Olá Gisela,

      relativamente aos frutos secos nós quando começámos a dar ao nosso L, foi sem frutos secos. Os primeiros frutos secos que podemos dar é a castanha e o caju, a partir dos 10/11 meses.
      Falando dos leites vegetais, também tem algumas particularidades, por exemplo relativamente ao sal e aos açucares adicionados. Nós a partir dos 9 meses nestes “preparados” fomos introduzindo estas bebidas vegetais, tentando escolher os que têm menos quantidade de sal e sem açúcares adicionados.

      Espero ter ajudado 😉

  2. Eu não sou fã de leite de soja pode ser leite normal?

    • apitadadopai

      Sim pode Carla 😉
      Nós também não somos fãs do leite de soja, mas somos fãs dos leites de arroz ou aveia. Já experimentou? 😉

Deixar uma resposta