Tarte de maçã com mousse gelada de castanha

Já dizia o velho ditado “No dia de São Martinho come-se castanhas e prova-se o vinho”… Ora se o Pai e a Mãe estão de dieta e o filho ainda não prova vinho (pelo menos que eu saiba)… Temos de homenagear as castanhas!
Hoje trazemos esta sugestão de tarte de maçã com uma mousse gelada de castanha! (Sim o só o nome faz salivar)

A verdade é que o Lourenço é mais batata doce do que castanha… Mas São Martinho que é São Martinho tem de haver castanhas, seja de que forma for 🙂

Bom, a base das tartes é muito versátil (usamos muitas vezes esta “base” para barritas por exemplo). O recheio é um puré de maçã e a mousse gelada é uma “gelado” que ficou mais liquido mas igualmente saboroso!

Siga-nos no instagram @apitadadopai e adira ao ▶️ Grupo A pitada do Pai para estes e outros temas relacionados com receitas, família e crianças

Estamos nomeados para os Pumpkin Awards!! Podem votar em nos no melhor blog família e melhor instagram (vote aqui)🙏 

INGREDIENTES:

Para a base:

  • 2 bananas
  • 1 chávena de aveia
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco
  • canela (a gosto)

Para o recheio:

  • 2 maçãs
  • água q.b.
  • canela (a gosto)
  • 1 maçã partida

Para a mousse gelada:

  • 2 bananas congeladas
  • 1 chávena de castanhas congeladas
  • 1 iogurte natural

Para saber mais ou comprar estes ingredientes online (clique aqui)

DICA DO NUTRICIONISTA

A castanha é um alimento clássico desta altura do ano, maioritariamente composto por água (cerca de metade da sua composição) e hidratos de carbono. A castanha é isenta de glúten e tem um valor baixo de gorduras (lípidos) na sua composição. Quando cozinhada de forma simples (cozida ou assada), é um alimento bastante saciante, devido ao seu teor de fibra e hidratos de carbono. A castanha tem ainda um valor bastante significativo de vitamina C na sua composição, fornecendo metade da dose de referência, com apenas 100 g. No entanto, a vitamina C é sensível ao calor, por isso deve tentar cozinhar as castanhas a baixa temperatura, ou por pouco tempo. Desta forma, conseguirá obter o máximo possível desta vitamina, tão importante para o seu sistema imunitário.

PREPARAÇÃO:

  1. Comece por esmagar as bananas. Adicione a aveia, a farinha de coco e a canela e mexa bem.
  2. Quando obter uma massa consistente, coloque em forminhas e espalhe com a ponta dos dedos.
  3. Leve ao forno a 180 graus, durante 30 minutos.
  4. Enquanto aguarda, num liquidificador coloque as 2 maçãs descascadas, canela e um pouco de água. Triture até obter a consistência de um puré e reserve.
  5. Corte finamente a maçã que lhe resta e reserve.
  6. Quando retirar as bases do forno, coloque o recheio e decore com a maçã laminada, polvilhe com canela e leve ao forno por mais 15 minutos.
  7. Para fazer o gelado, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até ficar homogéneo.  Sirva como acompanhamento das tartes.

Já faltam poucas semanas para o Natal, veja aqui as novidades que temos para si:
Rabanadas
Bacalhau de Natal
Bolachinhas de Natal
Trufas
Broas
Pão de gengibre

Próximo Workshop

 

Deixar uma resposta