O Natal não tarda está aí e com ele mil e uma coisas para pensar. Comida, compras, presentes, gerir os gostos de toda a família, organizar a casa… Mas depois de ler este texto vai ter um Natal sem pitada de stress!
Clique aqui e veja mais de 30 videos de Receitas de Natal que preparámos para si
Então, para começar aconselho a que decida um menu e saiba quantas pessoas estarão presentes. Isso ajuda muito a definir quantidades, fazer uma lista assertiva e não comprar em excesso.
Depois, muito importante: não deixe tudo para a última hora. Por todos os motivos e mais alguns, a procura por alguns produtos aumenta consideravelmente e podem existir filas devido à grande afluência. Se quer economizar tempo e dinheiro, faça as compra com antecedência.
Como Preparar uma Ceia de Natal Por 20€ para 4pessoas?
Procure marcas mais baratas e de qualidade
Hoje em dia, as chamadas marcas brancas elevaram muito a sua qualidade. Por isso, acho uma forma inteligente de poupar dinheiro. Escolher marcas mais baratas mas que mantenham a qualidade é uma ótima dica para poupar na ceia de natal!
Não tenha medo de trocar um ingrediente caro por um mais em conta. As suas receitas continuarão deliciosas e os seus convidados vão adorar. Já aqui fiz várias receitas com os produtos do Intermarché, da marca PorSi, e o resultado final foi excelente!
Faça um Natal Desperdício Zero (todas as dicas para as sobras de Natal aqui)
Calcule uma quantidade média de consumo
Para mim, o mais difícil é calcular a quantidade de comida por pessoa. É importante lembrar que os adultos consomem mais do que as crianças.
Então, ajudar neste Natal sem pitada de stress! vamos definir que o consumo de duas crianças equivale ao de um adulto. Depois, a quantidade de comida deve ser proporcional ao número de pessoas presentes acrescido de 15%, que é uma boa margem para evitar que algum alimento falte ou sobre.
Exemplificando, uma ceia com 20 pessoas, sendo que quatro são crianças, traduz-se em 18 pessoas à mesa.
Esta cábula ajuda sempre:
Sopa: 200 ml por pessoa
Tábua de frios: 100 gramas por pessoa
Salada: 130 gramas por pessoa
Massa: 250 gramas por pessoa
Carne, peixe ou marisco: 200 gramas por pessoa
Legumes: 50 gramas por pessoa
Arroz: 100 gramas por pessoa
Batatas: 100 gramas por pessoa
Quanto às sobremesas, como nem toda a gente come todas as sobremesas, o cálculo pode ser:
Gelado: 1 bola por pessoa (cada bola com 50g)
Sobremesas de colher: 60g por pessoa de cada uma
Tortas, tartes ou bolos: 1 fatia por pessoa de cada
Fruta: 30g por pessoa
Ebook e Curso de Receitas Económicas por 1€
O importante é estarmos presentes e não os presentes
Relativamente aos presentes, eu defendo que a prioridade vai para as crianças, mas gostamos sempre de mimar a nossa família e amigos com um lembrança.
Então, o primeiro passo é fazer uma lista e estipular um valor para cada prenda. Depois, fuja dos shoppings e experimente procurar em outros lugares, como supermercados, por exemplo!
A maior parte das vezes encontra presentes úteis e muito em conta. Também pode optar por visitar feiras de artesanato, mercados de Natal ou optar pelo comércio local! Eu sou suspeito, mas sou fã de presentes de comer, feitos por nós com todo o carinho.
Sugestão: Se quiser levar este bolinho para os aniversários do seu baby e ainda não tiver introduzido o ovo, substitua os ovos por “ovos de linhaça”. Basta juntar 1 colher de sopa de linhaça moída e 3 colheres de sopa água morna, por cada ovo que quer substituir).
Preparar o Natal com antecedência
Há coisas na cozinha que podemos adiantar 2 ou 3 dias antes. Outras que podemos fazer e congelar, por exemplo. A ideia é não passar o dia todo na cozinha, porque no final do dia está cansado e sem paciência para nada.
Além disso, adiantar as sobremesas é já uma grande ajuda. Mousses, bolos (rainha e escangalhado), massa de azevias, o recheio, broas e aletria, pode ser feito na véspera, por exemplo. Entradas e sopas também podem ser feitas antes.
Separe copos, talheres e o serviço que que vai usar com tempo. Ponha a mesa no dia antes. É menos uma coisa para se preocupar.
Fale com a família e dividam tarefas. Afinal, cada um pode trazer uma iguaria e depois é só fazer uma mesa bonita com a colaboração de todos. Aposto que com estas dicas, este ano o Natal vai ser sem pitada de stress!
Veja aqui receitas de Natal saudáveis
Todo o sabor, mas com menos calorias. Uma delícia para toda a família, sem peso na consciência! Venha ver.
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para ativar as notificações.