Ementa semanal simples e económica

one pot arroz

Ementa semanal simples e económica

Definir uma ementa é fundamental para evitar desperdícios e a planear as refeições da família tendo em conta tudo o que já temos em casa. Nos dias de hoje, ainda mais. Com o acesso limitado à rua e aos supermercados, a palavra de ordem é conseguir uma fazer uma ementa semanal simples e económica.

A semana passada, já tinha dado algumas ideias para uma ementa semana saudável . Espero assim, facilitar a sua vida na hora de decidir o que fazer para as suas refeições. Além disso, também evitamos o desperdício.

São apenas algumas ideias, que pode e deve adpatar aos gostos da sua família! Assim sendo, vamos à nossa ementa semanal simples e económica.

VEJA AQUI MAIS EMENTAS ECONÓMICAS PARA A QUARENTENA

2.ª feira

PAPão rápido de aveia

Almoço – Sopa: Caldo verde + Peixe cozido com batata e legumes

Lanche Pão de alfarroba, gengibre e maçã + sumo de laranja natural – um lanche saudável, carregado de bons nutrientes que aumentam a nossa imunidade.

Jantar Fritata de batata doce – caso não tenha batata doce, faça com a batata que tiver, o mesmo para os toppings. Vale o que tiver em casa!

3.a feira

PA Brioche saudável 

Almoço – Sopa: Creme de cenoura + Roupa velha com as sobras do almoço de ontem – Pode fazer um refogado com cebola, alho e azeite, juntar as batatas, os legumes e o peixe tudo partido em pequenos pedaços, juntar uns ovos e envolver. Polvilhe com salsa (tem muita vitamina C).

Lanche Bolo da caneca sem farinha

Jantar – Peito de peru marinado em laranja – o que sobrar pode fazer um empadão, bem como uns croquetes.

4.a feira

PA Panquecas “trapalhonas” de cacau

Almoço – Sopa – Creme de quinoa e couve kale  + Feijoada saudável sem carne vermelha

Lanche Bolo de laranja na frigideira

Jantar Filetes

5.a feira

PA – Bowl de frutos vermelhos – comprar fruta congelada é uma excelente opção para esta altura em que não é aconselhável andar sempre a sair de casa!

Almoço – Sopa de alho francês + Esparguete com bolonhesa de atum – Basta refogar uma cebola e alho em azeite. Juntar polpa de tomate, temperos a gosto (óregãos, ervas de provence, ficam muito bem). Juntar cenoura ralada e deixar apurar (se for preciso junte um pouco de água). No final, juntar o atum, retificar os temperos e se gostar adicione um pouco de natas ou queijo creme, para, assim, ficar mais cremoso.

Lanche – Iogurte com granola

Jantar – Arroz com as sobras da feijoada. Fazer um refogado, juntar as sobras da feijoada, o arroz crú e deixar fritar um pouco. Por fim, retificar temperos, juntar água e tapar até estar pronto. 

6.a feira

PA Scones nutritivos

Almoço – Sopa – creme de coentros + Massa gratinada com fiambre e espinafres – uma receita económica, em que se pode usar as carnes frias que tiver em casa e espinafres congelados. Pode optar por retirar o fiambre e usar mais legumes, ficando assim com uma refeição vegetariana!

Lanche Queques de iogurte fofos

Jantar – Souflé de sobras – Faça um refogado com as sobras que tiver no frigorífico, quer seja carne,quer seja peixe ou legumes. Juntar ao refogado com as sobras as gemas de ovo, o queijo ralado e tempere a gosto. Bata as claras em castelo e com a mistura mais fria, envolva. Deite num recipiente alto, untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200º. Quando colocar a forma, baixe a temperatura para 190º e deixe ficar 35/40 minutios. Faça o teste do palito para ver se está pronto.

Sobremesas

Maçã assada – quem diz maçãs, diz pera, por exemplo. Uma solução deliciosa para, assim, aproveitar a fruta mais velha.

maçãs assadas
Uma sobremesa quente, deliciosa e saudável. Bem aromatizada com chá, tâmaras e canela… uma verdadeira delícia

Baba de camelo saudável – com poucos ingredientes e sem açúcar.

baba de camelo sem acucar

Crepes saudáveis – Uma sugestão prática para ter sempre à mão, quer seja para o pequeno-almoço, quer seja para o lanche. Basta variar os toppings e tem um snack saudável!

Crepes saudáveis que nem agarram nem partem
Se procura uns crepes saudáveis e perfeitos, sem glúten e versáteis para recheios doces ou salgados.
logo intermarche
Conheça a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché

Entretanto, encontra mais sugestões de receitas no nosso canal do YouTube!

Banner Aqualuz Lagos onde se pode ver o mar, rochas e um barco. 20% de desconto para reservas directas.
Sem comentários

Submeta um comentário